Cadeia de Loanda ganha laboratório médico e odontológico

A Cadeia Pública de Loanda foi equipada recentemente com um ambulatório médico e odontológico. A estrutura vai simplificar o atendimento para os 170 presos na unidade atualmente.
O projeto foi viabilizado graças ao envolvimento comunitário. O delegado da Comarca, Alisson Tinoco, providenciou a readequação do espaço físico. A cadeira odontológica foi doada pela dentista Janaína Longhi, e os acessórios odontológicos pela dentista Rosinei Ragiotto, prefeita de Querência do Norte.
Ainda na viabilização deste trabalho coletivo, está o Conselho da Comunidade, o juízo da Comarca. Também o subchefe da carceragem, Marcos Calixto, bem como os profissionais de saúde que voluntariamente se dispuseram a prestar atendimento – médico Orlando Ramos e o dentista Fábio Christiano.
Por conta da inauguração, o Conselho da Comunidade, através da diretoria, agradeceu a todos que contribuíram para a realização deste trabalho que tem um alcance muito grande.
Com o projeto, acaba a necessidade de levar o preso na hora de atendimentos médicos e odontológicos. Por outro lado, fica resolvido o problema da grande estrutura para remoção de detentos, reduzindo a possibilidade de tentativas de fuga.
Para a comunidade em geral, a consequente redução de filas, já que acaba a necessidade de preferência em consultórios e hospitais sempre que há um detento para ser atendido por profissionais de saúde.
Sem contar que não há mais necessidade de destinar policiais para a escolta no transporte dos detentos atendidos. Eles ganham mais tempo para o trabalho efetivo de patrulhamento das ruas. As informações foram enviadas ao DN pela equipe de agentes penitenciários.