Caem as vendas de materiais de construção
#IMG02 “Há dois anos o mercado estava mais aquecido. Hoje, o volume de construções de pequeno e médio portes diminuiu”.
A declaração é do gerente comercial de uma empresa de materiais de construção de Paranavaí, Jesus Carlos Romera. Segundo ele, a comparação com 2010 e 2011 revela uma redução de aproximadamente 30% nas vendas.
Esta é a realidade que o setor da construção civil enfrenta em todo o Brasil. Números do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que este foi o segmento comercial com redução mais expressiva nas vendas de abril para maio deste ano: 11,3%. A constatação confirma a tendência apresentada por Romera.
Na avaliação dele, um dos motivos para a queda nas vendas de materiais de construção é a falta de financiamentos específicos para a aquisição dos produtos. “Tendo crédito, quem quer construir a casa própria consegue comprar”. O reflexo, diz o gerente comercial, é que até a mão de obra está mais acessível, “diferente do que víamos há dois anos, quando era difícil encontrar trabalhadores”.
E mesmo para quem ainda não registrou queda na comercialização de materiais de construção civil, as expectativas são as mais animadoras. Adevanir Mendes é gerente de uma empresa do setor em Paranavaí. Ele diz que apesar da oscilação de um mês para outro, as vendas têm sido constantes, mas este panorama pode se transformar dentro de um ou dois anos. “Depois de um bom tempo aquecido, é natural que o mercado dê uma desacelerada”.