Cai 20% número de doação de sangue

Os estoques de sangue do Hemonúcleo Regional de Paranavaí estão dentro da normalidade, obedecendo a uma margem de segurança. Porém, é importante que as pessoas continuem doando, mesmo no inverno e em períodos de chuva.
Nas últimas semanas o volume de doações caiu cerca de 20%, no entanto, essa redução não atrapalhou o funcionamento, mantendo-se todas as atividades regulares (cirurgias eletivas, etc). A normalidade se dá porque o Hemonúcleo vinha com um grande estoque, explica a responsável técnica Maria Luiza Fraga Peron.
Ela comenta que a redução no número de doares se deve ao período de inverno e também a chuva intensa da semana passada. Sem contar as férias escolares, concluídas recentemente. Em tempos de normalidade o número de coleta oscila entre 30 e 35 ao dia na cidade de Paranavaí.
No período que antecedeu o inverno, o Hemonúcleo promoveu uma série de palestras de conscientização com o objetivo de ampliar o número de doadores cadastrados e com isso manter um rodízio e suprir eventuais carências.
QUEM PODE DOAR – Pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para os menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis e, entre 60 e 69 anos, a pessoa só poderá doar se já o tiver feito antes dos 60 anos.
É preciso pesar 50 quilos ou mais e estar em bom estado de saúde. Também não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação e não estar de jejum.
No dia, é imprescindível levar documento de identidade com foto e estar descansado.
A frequência máxima é de quatro doações anuais para o homem e de três doações anuais para a mulher. O intervalo mínimo deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O sangue é doado e distribuído gratuitamente, conforme prevê a legislação em vigor.
Conforme os registros oficiais, 1,8% dos brasileiros doam sangue. Um número acima dos parâmetros aceitáveis de pelo menos 1%, mas, muito abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde, que é de 3% da população do país.