Cai o número de brasileiros interessados em vagas temporárias

SÃO PAULO (Folhapress) – O número de trabalhadores interessados em vagas temporárias de fim de ano está caindo, segundo uma pesquisa da empresa Vagas Tecnologia.
Segundo o levantamento, houve uma queda de seis pontos percentuais no número de candidatos interessados em empregos temporários: eles eram 66% no ano passado, ante 60% em 2013. O estudo se baseou em 1.391 currículos cadastrados no portal de carreira vagas.com.br.
"Isso pode ser explicado pela ligeira queda no desemprego e pelo controle do endividamento. Com esse cenário mais favorável, as pessoas acabam optando pelo emprego fixo", afirma, em nota, Fernanda Diez, gerente de relacionamento da empresa.
Segundo a pesquisa, 53% dos entrevistados estão empregados neste ano, ante 51% em 2012.
O número de vagas temporárias abertas neste fim de ano também deve cair. De acordo com dados da CNDL (Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas) e do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), os setores de comércio e serviços se dizem dispostos a contratar cerca de 233 mil funcionários temporários em 2013.
Eles estão menos expansivos do que estavam em 2012, quando previam 293 mil contratações, em pesquisa com a mesma metodologia.
Segundo a pesquisa do Vagas, do total de interessados (60%) em realizar algum trabalho temporário no final de ano, houve queda no número de candidatos que buscam o emprego para conseguir uma nova oportunidade de trabalho: eles eram 51% no ano passado, e são 44% neste ano.
A quantidade de candidatos que pretendem utilizar o emprego de fim de ano para saldar dívidas também diminuiu: neste ano eles somam 22%, e somavam 24% em 2012.
As áreas de maior interesse dos candidatos que procuram emprego temporário são comércio e varejo, serviços e atividades de informática.