Calorão provoca problemas de saúde

Talvez você já tenha até perdido as contas de quantas vezes ouviu alguém falando sobre o calor nos últimos dias. E não é para menos. As temperaturas características do verão chegaram mais cedo este ano e vão continuar assim pelo menos até segunda-feira. Ruim para quem prefere o frio. Pior para quem apresenta problemas de saúde por causa do tempo quente.
O diretor do Pronto Atendimento de Paranavaí, Jair Alves de Queiroz, disse que o número de atendimentos em outubro não é maior do que o registrado na primeira quinzena de setembro. Em contrapartida, os internamentos aumentaram graças aos efeitos do tempo quente.
Doenças respiratórias, rinite alérgica, queda de pressão, fraqueza, gastroenterite (doença que atinge o sistema gastrointestinal), viroses, diarreia, vômito e desidratação estão entre os principais problemas de saúde apresentados pelos pacientes.
Para evitar as doenças provocadas pelo calor e amenizar a sensação de mal-estar, Queiroz fez algumas orientações: ingerir bastante líquido, evitar esforços demasiados nas horas mais quentes do dia e fazer refeições leves várias vezes ao dia.
PREVISÃO – A boa notícia para quem não está mais aguentando o calorão é que poderá chover na segunda-feira à noite. A má notícia é que até lá os termômetros deverão marcar temperatura máxima de 40 graus em Paranavaí.
As previsões feitas pelo Simepar (www.simepar.br) são as seguintes: de 22 a 40 graus hoje – céu claro; de 22 a 40 graus no sábado – céu com poucas nuvens; 24 a 40 graus no domingo – céu claro; e 23 a 36 graus na segunda-feira – céu parcialmente nublado com chuvas e trovoadas à noite.