Câmara de Paraíso aprova emenda que garante continuidade do Café na Roça
A Câmara Municipal de Paraíso do Norte aprovou emenda de autoria do prefeito Laércio de Freitas alterando a Lei 26/2011, que instituiu no município o Programa de Auxílio à Alimentação do Trabalhador, conhecido como Café na Roça.
Além disso, por iniciativa do presidente Clayton Sanitá, a Câmara garantiu a manutenção do programa no mês de outubro, com a restituição antecipada de R$ 20 mil ao Executivo.
A Lei que instituiu o programa em 2011 precisava de reparos para sanar “alguns vícios”, o que foi providenciado pelo prefeito Laércio através da emenda e acatada pelos vereadores.
O Café na Roça atende atualmente mais de 250 cortadores de cana, principal atividade agrícola do município, com registro formal de trabalho que se encontram em situação de risco nutricional. Trata-se de um complemento alimentar.
Além de beneficiar os trabalhadores do campo, o programa traz ainda outra vantagem: é que a aquisição dos alimentos para o programa é feita exclusivamente de produtores da agricultura familiar. Desta forma, além de ofertar o complemento alimentar, o Café na Roça contribui para a estruturação dos pequenos agricultores, gerando renda a eles.
Mas o programa, além da necessidade de aprimoramento, estava enfrentando outro problema: o Departamento Social não dispunha de recursos necessários para sua manutenção em outubro, último mês do Café na Roça do ano, já que agora acaba a colheita.
Ao tomar conhecimento deste fato, o presidente Sanitá, juntamente com a mesa diretiva, decidiu usar recursos da Câmara para que o programa não terminasse mais cedo e antecipou a devolução de R$ 20 mil.