Camerata traz ópera de Maringá a Paranavaí

Na sexta-feira, às 20h30, o Projeto Camerata Paranavaí vai apresentar na Casa da Cultura Carlos Drummond de Andrade uma ópera com os cantores líricos Israel Martins, de Maringá, e Tâmara Cruz, de Rondônia, além do pianista Ticiano Biancolino, de São Paulo. O evento que tem entrada gratuita é patrocinado pela Unimed e conta com o apoio da Fundação Cultural e da primeira-dama Cristina Lorenzetti.
Os três músicos trazem a Paranavaí um repertório que inclui “Fischerweise”, “Was Ist Silvia” e “Wie Ulfru Fischt”, de Franz Schubert; “Du Bist Wie Eine Blume” e “Meine Rose”, de Robert Schumann; “Als Luise Die Briefe”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “O Del Mio Dolce Ardor”, de Christoph Willibald Gluck; “Se Tu M’ami”, de Giovanni Battista Pergolesi; “Le Charme”, de Ernest Chausson; “Beau Soir” e “Nuit D’étoiles”, de Claude Debussy; “Lundu da Marques de Santos”, de Heitor Villa-Lobos; “Dentro da Noite”, de Lorenzo Fernandez; “Herbstlied”, de Felix Mendelssohn; e “Bess, You Is My Woman Now”, de George Gershwin.
A soprano Tâmara Cruz, que já estudou com músicos renomados internacionalmente, é formada em canto lírico pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde desenvolve estudo de repertório com o correpetidor do Departamento de Música da UEM, o professor Ticiano Biancolino. O barítono Israel Martins também é formado pela UEM e este ano foi aceito no curso de Biennio di Il Livello pelo conservatório Antonio Buzzolla, em Adria, na Itália. Atualmente, reside em Nuremberg, na Alemanha, onde estuda com os professores Marcelo Amaral e Tobias Truniger.
O professor Ticiano Biancolino é bacharel em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), além de mestre em musicologia. Biancolino foi pianista da Universidade de São Paulo (USP) e se apresentou por todo o país. Já integrou o corpo docente do Conservatório Dramático e Musical de São Paulo e hoje em dia também é professor de matérias teóricas do curso de música da UEM. (Por David Arioch, da Fundação Cultural)