Caminhada amanhã divulga importância de diagnóstico precoce do câncer infantil
Amanhã (domingo) haverá a Caminhada Passos que Salvam. Concentração na Praça dos Pioneiros a partir das 8 horas. O evento, que está na 7ª edição, é promovido pelo Hospital de Câncer de Barretos.
O objetivo é despertar a comunidade para a necessidade do diagnóstico precoce do câncer infantil, informa Antonio Valmir Trossini, coordenador voluntário do hospital.
Para diagnosticar o quanto antes, é importante conhecer os principais sinais e sintomas, que são: Dores de cabeça pela manhã e vômito; Caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não se resolvem; Dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças.
Também preste atenção em: Manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas; Aumento do tamanho da barriga; Brilho branco em um dos olhos quando a criança sai em fotografias com flash.
Para entender a importância da conscientização é preciso lembrar que em 2011, quando foi implantado o projeto da Caminhada Passos que Salvam, apenas 46 crianças (no máximo) eram salvas a cada grupo de 100 que chegavam nas unidades hospitalares, devido ao estado avançado da doença. Atualmente, apenas 7 anos depois, o número de crianças salvas subiu para mais de 90 a cada grupo de 100.
Para ajudar na manutenção do trabalho, basta adquirir o kit (camiseta, boné e “sacochila”) por apenas R$ 35,00. Informações complementares pelo telefone (44) 99835-9558.
Quem não comprar a camiseta também pode contribuir, simplesmente participando da caminhada e reforçando diariamente a mensagem do diagnóstico precoce.
Além de Paranavaí, estarão caminhando por essa causa as cidades de Nova Londrina, Guairaçá, Diamante do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São Carlos do Ivaí e São Manoel do Paraná. Nacionalmente a caminhada acontecerá de forma simultânea em mais de 400 cidades.