Caminhada Rosa reuniu mais de 100 pessoas

A programação do mês dedicado à saúde das mulheres contou com mais uma ação, ontem, na Praça dos Pioneiros – a Caminhada Rosa. Aproximadamente 100 participantes acordaram cedo e, mesmo com o tempo chuvoso, caminharam vestidos de rosa pela Rua Getúlio Vargas, principal via de acesso ao Centro da cidade, até a Prefeitura Municipal.
O objetivo foi despertar a atenção sobre a luta contra o câncer de mama.
No final da Caminhada, o secretário Municipal de Saúde, Agamenon Arruda de Souza, anunciou que o município conseguiu 100 exames gratuitos de mamografias.
“Foram 50 exames autorizados pelo nosso prefeito Rogério Lorenzetti, e mais 50 que serão disponibilizados pela Clínica Radiológica de Paranavaí. Quando eu digo que temos a melhor saúde pública do Brasil, muitos me criticam. Faço questão de sempre enfatizar isso pelo lindo trabalho que todas vocês mulheres fazem nas Unidades Básicas de Saúde”, declarou Agamenon.
O prefeito Rogério Lorenzetti enfatizou a importância de trabalhar dessas ações para o público feminino. “Com certeza a nossa ideia é de poder conscientizar as mulheres, e queremos trabalhar ações como esta mais vezes, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde”, comentou.
Já a primeira-dama do município falou que a ação de conscientização não serve só para alertar sobre o câncer de mama, mas também, outras doenças que se manifestam no corpo.
“Todos os anos a Secretaria de Saúde promove algum tipo de evento para dar visibilidade, chamar a atenção para a saúde da mulher; não só o câncer de mama, como também doenças do próprio aparelho reprodutor (câncer de útero). Essas ações trazem a mensagem para que você mulher busque orientação. E é importante salientar que os homens também precisam tomar cuidados. Claro que, no caso deles, a incidência da doença é menor, entretanto, não é descartado. Eles também possuem o tecido mamário e qualquer percepção diferente é sempre bom procurar um médico”, esclareceu Cristina.
Eram poucos os homens presentes na Caminhada Rosa. O educador físico Yure Roas era um deles. “A caminhada é mais voltada para o público feminino, até pelo símbolo rosa, mas é importante dizer que os homens também podem participar. Há certa restrição por parte deles quando o assunto é o Outubro Rosa, mas essa realidade precisa mudar”, analisou.
A coordenadora do programa Saúde da Mulher, Mariana Águila, disse que a expectativa é que a Caminhada Rosa aconteça todos os anos e passe a fazer parte do Calendário Oficial de eventos do município.
O Projeto “Outubro Rosa” utiliza como símbolo o laço rosa, representando internacionalmente a luta contra o câncer de mama. A campanha tem como objetivo esclarecer não só para as mulheres, mas para toda a população, sobre a importância da realização de exames periódicos, como o autoexame de mama e a mamografia. A doença é o tipo de câncer que mais acomete mulheres em todo o mundo.
A Caminhada Rosa foi realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da APDE (Associação dos Portadores de Doença Especial), Sesc, Hospital Unimed, entre outras instituições.