Caminhoneiros fazem protesto contra alta no preço do diesel
A mobilização nacional dos caminhoneiros contra a alta no preço do óleo diesel chegou a Paranavaí. Desde as 10 horas da manhã de ontem, os motoristas que passavam pela BR-376, próximo ao trevo de acesso à cidade, eram obrigados a parar. O bloqueio foi exclusivo para caminhões, portanto, outros veículos não foram impedidos de seguir viagem.
O caminhoneiro José Eduardo Ferreira explicou que o protesto foi motivado pelos constantes aumentos nos preços dos combustíveis anunciados pela Petrobras. “Tem reajuste toda semana. Daqui a pouco não vamos mais conseguir viajar”.
De acordo com o motorista, o valor de venda do óleo diesel está tão elevado, que a margem de lucro dos caminhoneiros caiu pela metade nos últimos meses. “Já estamos pagando para trabalhar”, afirmou Ferreira.
A intenção da categoria é manter a paralisação até que seja possível negociar com o Governo Federal a redução nos preços dos combustíveis. Até lá, disse Ferreira, os caminhoneiros continuarão com o protesto.
DIVERGÊNCIA – Na tarde de ontem, quando o bloqueio provocou engarrafamento na BR-376, em Paranavaí, houve discussão entre motoristas favoráveis e contrários à paralisação.
Aqueles que incentivavam a manifestação da categoria defenderam que se trata de uma ferramenta importante para fazer com que a classe política tome medidas que impeçam novos aumentos no preço do óleo diesel.
Já os motoristas contrários à paralisação disseram que o trabalhador precisa escolher se quer ou não aderir ao movimento. Argumentaram, também, que estavam há dias na estrada e que precisavam voltar para casa. Mesmo assim, não foram liberados.
REAJUSTES – Na última semana, foram cinco reajustes seguidos. Isso garantiu elevação de 5,98% no preço do diesel e 6,98% no valor da gasolina – somente no acumulado da semana. O novo anúncio feito pela Petrobras era de aumentar 0,97% o preço do diesel e 0,9% o da gasolina.
Homem morre depois de ser atropelado durante protesto dos caminhoneiros
Durante o protesto dos caminhoneiros, que teve início na manhã de ontem, um homem foi atropelado na BR-376, próximo ao trevo de acesso a Paranavaí.
A manifestação contra os aumentos frequentes nos preços dos combustíveis chegou às estradas de todo o Brasil, mas nem todos os motoristas concordaram com o movimento.
Segundo testemunhas que estavam na BR-376 na hora do atropelamento de ontem, um dos caminhoneiros contrários à paralisação tentou furar o bloqueio, momento em que José Roberto Erédia Andreo tentou conversar com o motorista.
Os dois não chegaram a um acordo, por isso, o motorista teria decidido seguir pela rodovia. Sem perceber que Andreo continuava perto do caminhão, atropelou-o.
O Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram chamados para prestar socorro à vítima, que teve problemas de pressão arterial. Andreo foi levado à Santa Casa de Paranavaí e morreu.