Campanha chama atenção dos homens sobre participação na criação dos filhos

Não é regra, mas tem se tornado mais frequente. Pais jovens estão preocupados em participar de todas as etapas do desenvolvimento dos filhos, a começar pelo planejamento reprodutivo. A campanha “Agosto Azul” deste ano tem como objetivo incentivar esse comportamento e tornar efetiva a participação dos homens na vida familiar.
Com o tema “Pai, seja presente”, o objetivo é mostrar para a população masculina a necessidade de envolver-se durante a gravidez, prepara-se para o dia do nascimento, participar do parto, incentivar o aleitamento materno, dividir as tarefas domésticas com a companheira e compartilhar os cuidados do dia a dia.
De acordo com a coordenadora do programa Saúde do Homem, em Paranavaí, Rozemeire Burgel, a ideia de que a criação dos filhos é responsabilidade exclusivamente materna ainda é muito forte. Na opinião dela, é necessário mudar essa construção social, demonstrando como isso pode influenciar na vida das crianças.
Mas não é só isso. É preciso cuidar da própria saúde, para que consiga participar das etapas de criação dos filhos. Mudanças de hábitos – manter alimentação balanceada e evitar o tabagismo e o etilismo e praticar atividades físicas, por exemplo – são fundamentais.
Por isso, o “Agosto Azul” tem como estratégia incentivar os homens a procurarem orientações médicas. Que façam exames preventivos de forma rotineira e que busquem tratamentos quando apresentarem sintomas de doenças. O primeiro passo, disse Rozemeire, é ir até a unidade básica de saúde mais próxima de casa.
Segundo a coordenadora municipal do programa Saúde do Homem, os fatores que mais provocam mortes entre a população masculina adulta são: acidentes de trânsito e de trabalho, hipertensão, diabetes, deficiências circulatórias e doenças crônicas.
Grande parte desses problemas poderia ser evitada se os homens se preocupassem com a prevenção. “Existe uma situação bem característica. Eles só procuram o médico quando estão muito doentes. Aí, vão ao Pronto Atendimento”, afirmou Rozemeire.
ORIENTAÇÕES – Todas essas questões foram abordadas por uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde, na manhã de ontem, em Paranavaí. Foi durante o trabalho de panfletagem e orientação realizado no calçadão da Rua Getúlio Vargas, no centro da cidade.
Na avaliação de Rozemeire, ações como a de ontem são importantes para mostrar aos homens que os cuidados com a saúde são necessários no dia a dia. E que a participação na vida dos filhos é essencial, afinal “ser pai não é ter apenas o nome no registro do filho”, destacou.