Campanha de controle de formigas cortadeiras na região de Paranavaí
A Campanha de Manejo e Controle das Formigas Cortadeiras será lançada na próxima segunda-feira, às 14h, no Sindicato Rural de Paranavaí, com uma palestra que vai repassar informações para o reconhecimento destes insetos e os danos que eles podem causar em diferentes culturas, além de técnicas para seu controle.
A palestra será proferida pela bióloga Mariane Aparecida Nickele, que tem 13 anos de experiência em pesquisas sobre ecologia ambiental, danos e manejos de formigas cortadeiras. Atualmente ela é pós-doutoranda na Universidade federal do Paraná.
Técnicos ligados ao setor agropecuário têm informado que a região de Paranavaí está infestada com estas formigas, seja no campo ou na cidade. A campanha vai começar em julho, porque no mês seguinte deve acontecer o período de revoada, quando cada formigueiro adulto poderá gerar, em média, outros sete.
As formigas cortadeiras atacam diversas culturas e na região tem preferências pelas pastagens, especialmente as degradadas. Segundo cálculos dos técnicos, cinco formigueiros adultos consomem o equivalente a um boi.
Na palestra “A Importância do Manejo e Controle de Formigas Cortadeiras”, Mariane Nickele repassará informações para o reconhecimento de formigas cortadeiras, além dos aspectos gerais da sua biologia e ecologia, como a sua organização social, período de revoada, ciclo de vida, arquitetura de ninhos, etc.
Será abordado também os danos que essas formigas podem causar em diferentes culturas, reforçando a importância do seu manejo. Serão apresentados e discutidos os principais métodos de controle de formigas cortadeiras disponíveis para minimizar os prejuízos desses insetos.
A promoção é da Secretaria de Agricultura do Governo do Paraná através de suas vinculadas IAPAR, Emater e Adapar, Sindicato Rural de Paranavaí e Sistema FAEP (Federação da Agricultura do Estado do Paraná) e Prefeitura de Paranavaí.