Campanha de vacinação alcança baixo índice do público-alvo na região Noroeste

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza começou no dia 22 de abril. De lá para cá, apenas 36,7% da meta estabelecida para os municípios de abrangência da 14ª Regional de Saúde foi alcançada. A planilha de imunização leva em conta as crianças, os trabalhadores em saúde, as gestantes, as puérperas e os idosos.
Do total de 58.955 pessoas que deveriam receber a dose da vacina contra a gripe, 21.618 compareceram aos postos de saúde. A expectativa da coordenadora regional de Imunização, Samira Silva, é que nos próximos dias o número aumente, chegando ao objetivo de vacinar 80% da população. A campanha termina no dia 9 de maio.
Formam o público-alvo crianças com idades entre seis meses e quatro anos, onze meses e 29 dias, trabalhadores que atuam na área da saúde, mulheres grávidas e aquelas que deram à luz há 45 dias, idosos e pessoas com doenças crônicas.
Na lista dos municípios que mais se aproximaram da meta estipulada pelo Ministério da Saúde estão Jardim Olinda (63,2%), Nova Aliança do Ivaí (64%), Paranapoema (62,9%) e São Pedro do Paraná (77%). Na outra ponta da tabela encontram-se Paranavaí (21,1%), Santo Antônio do Caiuá (27%) e Santa Isabel do Ivaí (28,5%).
A coordenadora municipal de Imunização, Rita de Cássia Lemes Fadel, disse que algumas estratégias estão sendo traçadas, para ampliar o alcance da vacinação em Paranavaí. Uma delas seria a realização de arrastões nos bairros da cidade para fazer a busca ativa dos pacientes que precisam ser imunizados. O trabalho ficaria por conta dos agentes comunitários de saúde.