Campanha de vacinação contra aftosa é prorrogada no Paraná
O prazo para fazer a imunização de rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa foi prorrogado. A campanha seria concluída nesta sexta-feira (30), mas por causa da falta de doses da vacina à venda, os produtores terão até o dia 10 de dezembro, que também será a data final para a comprovação.
Até a tarde de anteontem, entre 65% e 70% dos produtores do Noroeste do Paraná tinham enviado a documentação para comprovar a vacinação dos animais. A expectativa é que o índice aumente nos próximos dias, já que muitos pecuaristas deverão fazer a declaração de imunização ainda esta semana.
A proteção contra a febre aftosa é obrigatória em todo o rebanho, independentemente da idade do animal. É necessária para que o Paraná cumpra os requisitos que garantirão ao estado a condição de área livre da doença sem vacinação.
De acordo com o supervisor regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) de Paranavaí, Carlos Costa Junior, esta deverá ser a penúltima campanha de vacinação contra a febre aftosa. A última está prevista para maio de 2019.