Campanha para redução de consumo de sal é lançada no Paraná
CURITIBA – Supermercados de todo o Paraná começam, hoje, a conscientizar os consumidores sobre os problemas decorrentes do consumo excessivo de sal.
Estima-se que, em média, o brasileiro consuma 12 gramas de sal por dia, índice duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5g/dia).
A promoção é da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que ajudou na concepção da campanha, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Materiais educativos, como panfletos, adesivos e cartazes, serão distribuídos em supermercados. Já nesta semana, estabelecimentos de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina desenvolvem ações.
“O maior problema do sal está no sódio, uma substância que faz o organismo reter mais líquidos, o que pode aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais”, explicou o médico cardiologista André Ribeiro Langowiski, da Secretaria de Estado da Saúde. O sódio representa cerca de 40% da composição total do sal.
PIONEIRO – O Paraná é o primeiro estado a lançar a campanha de conscientização, que deverá alcançar todo o Brasil. Antes, a mobilização foi realizada apenas em forma de teste no Distrito Federal e em Santa Catarina. Nos próximos dias, a campanha também será iniciada nos estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a campanha é mais um passo para garantir alimentos seguros à população. “A informação é o maior aliado para que os alimentos não sejam prejudiciais à saúde das pessoas”, ressaltou. “Neste primeiro momento a campanha é direcionada aos supermercados, mas queremos no futuro ampliar para outros estabelecimentos que comercializam alimentos no Estado”.
Estima-se que, em média, o brasileiro consuma 12 gramas de sal por dia, índice duas vezes maior do que o recomendado pela Organização Mundial de Saúde (5g/dia).
A promoção é da Associação Paranaense de Supermercados (Apras), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde, que ajudou na concepção da campanha, e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Materiais educativos, como panfletos, adesivos e cartazes, serão distribuídos em supermercados. Já nesta semana, estabelecimentos de Curitiba, Ponta Grossa, Cascavel, Maringá e Londrina desenvolvem ações.
“O maior problema do sal está no sódio, uma substância que faz o organismo reter mais líquidos, o que pode aumentar a pressão sanguínea e causar problemas como hipertensão, acidente vascular cerebral, infarto e outras doenças cardiovasculares e renais”, explicou o médico cardiologista André Ribeiro Langowiski, da Secretaria de Estado da Saúde. O sódio representa cerca de 40% da composição total do sal.
PIONEIRO – O Paraná é o primeiro estado a lançar a campanha de conscientização, que deverá alcançar todo o Brasil. Antes, a mobilização foi realizada apenas em forma de teste no Distrito Federal e em Santa Catarina. Nos próximos dias, a campanha também será iniciada nos estados de Espírito Santo, Rio Grande do Sul e Pará.
Segundo o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz, a campanha é mais um passo para garantir alimentos seguros à população. “A informação é o maior aliado para que os alimentos não sejam prejudiciais à saúde das pessoas”, ressaltou. “Neste primeiro momento a campanha é direcionada aos supermercados, mas queremos no futuro ampliar para outros estabelecimentos que comercializam alimentos no Estado”.