Campus de Paranavaí comemora 50 anos
Uma noite que serviu também para um paralelo entre a instituição nascida há cinco décadas (municipal) e a nova realidade com a constituição da Unespar.
Além de festejar os 50 anos, o evento público marcou ainda a abertura do 2º Fórum das Licenciaturas; 1º Seminário de Ciências da Saúde e 1º Seminário de Ciências Sociais Aplicadas.
O vice-reitor, paranavaiense Antônio Rodrigues Varela Neto, representou o reitor Antônio Carlos Aleixo. Ele justificou que Aleixo tinha compromisso da universidade em Campo Mourão, ação agendada anteriormente. Varela também lembrou os tempos de Fafipa e o trabalho de formação da mais jovem universidade estadual paranaense.
O CAMPUS – O diretor do Campus de Paranavaí, Elias de Souza Júnior, igualmente lembrou o passado e destacou o presente da Unespar. Enumerou os momentos importantes da instituição de ensino superior e sua estrutura hoje.
Atualmente o Campus de Paranavaí tem 11 cursos de graduação com 2.156 acadêmicos e 01 programa de mestrado, além de um número significativo de projetos na pesquisa e na extensão.
Conta com 127 professores efetivos, entre eles: 44 doutores, 44 mestres, 11 doutorandos, 01 mestrando e 27 especialistas.
A instituição tem em Paranavaí 44 professores colaboradores, 04 doutores, 19 mestres e 21 especialistas.
Além dos docentes o Campus conta com apoio no setor administrativo e nos serviços gerais. São 25 agentes universitários, 02 funcionários contratados, 09 funcionários terceirizados e 26 estagiários.
HOMENAGEM – O professor Carlos da Silva fez, em nome da instituição, a homenagem aos funcionários aposentados (professores e agentes). De forma poética, falou sobre o trabalho de cada um na construção da universidade. A Unespar é referência em ensino superior para a comunidade do Noroeste do Paraná, Sul do Mato Grosso do Sul e Oeste de São Paulo.
A professora Luzia Bana falou em nome dos aposentados. Diante de um grande público, avaliado em cerca de 500 pessoas, agradeceu a homenagem.
Ao final, o tradicional grupo paranavaiense Gralha Azul fez um show, cantando seus principais sucessos. O Gralha também celebra uma data importante em 2015: 38 anos de carreira.
A história da instituição
Em 27 de outubro de 1965 foi criada a Lei Municipal nº 389, instituindo o Fundo Municipal de Ensino Superior, destinado a manter a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí;
Em 23 de novembro de 1971, pelo decreto nº 69.599, tem seu reconhecimento pelo Governo Federal;
Através de uma nova Lei Municipal nº 673, em 09 de abril de 1974, é instituída a Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí, mantenedora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí, resultante da transformação da Fundação Educacional do Noroeste do Paraná, criada como entidade mantenedora da Faculdade, pela Lei Municipal nº 389, de 27 de outubro de 1965 e alterada pela lei nº 555, de 23 de junho de 1971;
Em 12 de fevereiro de 1975, é aprovado o Estatuto da Fundação Faculdade Municipal de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí pelo Decreto Municipal nº 1.733;
Através da Lei estadual nº 9.466, de 12 de dezembro de 1990, é instituída a Fundação Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí;
No ano de 1991, pela lei Estadual nº 9.663, passa a ser Faculdade Estadual, transformada em Autarquia, integrante da Administração Indireta do Estado;
Em 25 de outubro de 2001, através da lei Estadual 13.283, o Governo do Estado do Paraná integra em uma só autarquia várias instituições de ensino superior, entre elas a Fafipa, denominada a Universidade Estadual do Paraná – Unespar, mas ainda não concretizando o sonho como universidade;
Finalmente, pela Lei Estadual nº 17.590 de 12 de junho de 2013, passa a ser uma universidade de fato.