Candidata do MDB a vice-governadora inicia caravana em prol da educação

Candidata a vice-governadora do Paraná pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Eliana Cortez esteve ontem em Paranavaí. O município foi escolhido para iniciar a caravana “Resgate da Educação”, cujo principal objetivo é debater ideias que resultem na melhoria do ensino público no estado.
Em visita ao Diário do Noroeste, Eliana disse que o plano de governo está bem-estruturado e contempla mudanças importantes em relação às políticas atuais. “Queremos melhorar ainda mais”. Por isso, professores e profissionais da educação serão ouvidos em todas as regiões paranaenses.
A candidata a vice-governadora afirmou que é preciso valorizar os trabalhadores, levando em conta questões salariais, data-base, planos de carreira e porte de escola. Também enfatizou a necessidade de realizar concursos públicos para a contratação de profissionais, principalmente nas áreas administrativas.
Para ela, é essencial “devolver ao professor a alegria de ensinar e devolver ao aluno a alegria de ir para a escola”. Segundo a candidata, “um governo que enxerga a educação como investimento, e não como gasto, enxerga o futuro”.
Um dos compromissos é com a revisão da resolução sobre a distribuição de aulas. Na opinião de Eliana, as mudanças implementadas recentemente têm aspecto punitivo e não levam em consideração os problemas de saúde que os professores apresentam eventualmente.
Pensando na questão médica dos profissionais de educação e dos demais servidores públicos estaduais, a candidata destacou a necessidade de revitalizar o Sistema de Assistência à Saúde (SAS), inclusive com a ampliação do quadro de funcionários e peritos. O aspecto social também será prioritário, disse.
Na opinião de Eliana, a composição com João Arruda, candidato a governador do Paraná, é viável e de extrema importância, já que representa oposição ao atual grupo político à frente do Palácio do Iguaçu. “Estou muito feliz com a candidatura. Somos bem recebidos em todos os lugares e estamos conseguindo chegar até as pessoas”.
Entre o grupo que acompanhou a candidata na visita ao DN, esteve o candidato a deputado federal pelo mesmo partido Valdemar Delatorre.