Candidatos a vereador abrem hoje o horário eleitoral gratuito

Começa hoje em todo o país o horário eleitoral gratuito, no rádio e na televisão. Em Paranavaí, três candidatos concorrem ao cargo de prefeito e 123 vão brigar pelas cadeiras de vereador. As eleições municipais serão realizadas no próximo dia 7 de outubro.
O horário da propaganda política será das 7h às 7h30 e das 12h às 12h30.
Na TV, a veiculação será das 13h às 13h30 e das 20h30 às 21h. O horário reservado aos vereadores será veiculado às terças, quintas e sábados. Já os postulantes a prefeito terão a propaganda às segundas, quartas e sextas. Aos domingos não haverá programa político.
Paranavaí conta com seis emissoras de rádio, incluindo duas AM e uma comunitária. Também tem um canal de televisão.
A propaganda gratuita vai se estender até o dia 4 de outubro, três dias antes da eleição. Nas cidades onde houver segundo turno será retomada pelo menos 15 dias antes do pleito, programado para 26 de outubro. Na região da Amunpar não há segundo turno, mecanismo previsto para cidades com mais de 200 mil eleitores.
O tempo de TV e de rádio leva em conta a proporção que cada partido ou coligação representa no Congresso Nacional. Na distribuição local, o maior tempo ficou com a Coligação União Para o Desenvolvimento, de Rogério Lorenzetti e Rubens Felippe. Terá 16 minutos e 43 segundos.
A Coligação Paranavaí Para Todos, de César Alexandre e Toshie Yamakawa, soma 9 minutos e 50 segundos. Por fim, a Coligação Paranavaí Socialista, composta por Ivan Ramos Bernardo e Marcos Aurélio, terá três minutos e 27 segundos.

O QUE PRETENDEM MOSTRAR
Embora o espaço destinado aos candidatos a prefeito comece apenas amanhã, as chapas anteciparam ao Diário do Noroeste parte da mensagem que pretendem dirigir ao eleitor durante a campanha televisiva.
Postulante à reeleição, Rogério Lorenzetti do PMDB (o vice é Rubens Felippe, do PSDB) deve utilizar parte do tempo para prestar contas da administração que já dura 3,8 anos. Outra parte será de propostas para o eventual segundo mandato.
Integrante da assessoria de marketing, Jorge Roberto Pereira da Silva explica que serão trabalhados temas que constam do programa de governo. E prometeu novidades, sem entrar em detalhes.
OPOSIÇÃO – Quem também terá trabalho pela frente é a chapa de oposição, liderada por César Alexandre do PT e Toshie Yamakawa, do PP. O candidato disse que o primeiro objetivo é apresentar a chapa para quem ainda não a conhece.
Depois, quer mostrar que a proposta do PT e da coligação tem dado certo no Brasil e pode ser trazida para Paranavaí. A coligação deve destacar o relacionamento histórico de César e outras lideranças petistas com as pessoas que hoje ocupam postos estratégicos na administração do Brasil.
Por fim, a coligação se baseia no bem-estar da população e vai adotar ações para satisfazer os anseios, diz, demonstrando confiança de que vai conseguir mostrar esse diferencial nos programas eleitorais.  
SOCIALISTAS – O candidato do PSTU/PSOL, Ivan Ramos Bernardo, não foi localizado para falar sobre os temas. No entanto, como é tradicional nas campanhas desses partidos, o tempo deverá ser utilizado para divulgar o programa partidário e a proposta alternativa do socialismo.
O postulante tem insistido em algumas questões locais ligadas ao enxugamento da máquina pública com redução de cargos comissionados. Ainda no âmbito do Poder Executivo afirma que vai reduzir o salário do prefeito e destinar 6% do orçamento para moradias populares.

DOIS NOMES DE CANDIDATOS INDEFERIDOS
A campanha no rádio e na TV começa com a confirmação de que duas candidaturas a vereador foram indeferidas em Paranavaí. O Tribunal Regional Eleitoral confirmou sentença da Justiça Eleitoral da Comarca de Paranavaí, indeferindo o registro de Odair da Silva Soares, da Coligação Grupo de Coalisão Democrática.
Quem também teve o registro indeferido foi Genésio Bernardo Teixeira, da Coligação Novo Rumo. Ele era substituto de José Roberto Danelute, que solicitou a retirada da candidatura. Não há mais tempo para substituições. Os dois candidatos indeferidos fazem parte do conjunto de partidos que apoia a reeleição do prefeito Rogério Lorenzetti.
Com os dois indeferimentos, Paranavaí confirma 123 postulantes a uma das dez vagas na Câmara de Vereadores de Paranavaí. Na prática, parte desses candidatos pode não fazer campanha. Isso não significa que deixam de ser candidatos.
Chefe de cartório da 72ª Zona Eleitoral de Paranavaí, Alethéia Barros Aparício explica que só não é candidato quem solicita a retirada do nome dentro dos prazos. Caso contrário, mesmo sem campanha, constam na lista e podem ser votados.