Capacitação profissional garante maiores chances de colocação no mercado de trabalho
Não há números finais, mas o desempenho de Paranavaí em 2016, no quesito geração de empregos, foi menor do que no ano anterior. Além da crise econômica, um dos fatores que contribuíram para esse resultado foi a falta de qualificação das pessoas que buscam colocação no mercado de trabalho.
De acordo com Elen Della Pria Kumatsu, gerente da Agência do Trabalhador, mesmo para funções com menor remuneração são exigidas formação escolar e qualificação profissional. Ao mesmo tempo, muitos candidatos às vagas de emprego ainda são resistentes quando o assunto é capacitação.
Por esse motivo, já estão sendo firmadas parcerias com entidades e instituições de ensino de Paranavaí, visando à realização de cursos e palestras voltados para quem quer se preparar. Outras ações serão estruturadas em conjunto com secretarias municipais. “Vamos incentivar as pessoas a voltarem a estudar”, afirmou Elen.
VAGAS – Nesta sexta-feira, a Agência do Trabalhador de Paranavaí terá 35 vagas de emprego, em diferentes áreas. Destaque para as 10 oportunidades para soldadores. Chances também para quem atua como auxiliar de cozinha, montador de móveis, serralheiro, supervisor comercial, técnico agrícola e vendedor pracista.
Do total de vagas, cinco são destinadas exclusivamente a pessoas com deficiência ou reabilitadas pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). Uma é para recepcionista de hospital, duas são para empacotadores e duas para repositores.
Senac de Paranavaí oferece cursos gratuitos
O Senac de Paranavaí está com inscrições abertas para cinco cursos gratuitos. Interessados devem acessar www.pr.senac.br/psge preencher o cadastro. Confira as opções.
Operador de supermercados: As inscrições vão até 12 de janeiro. É preciso ter concluído o primeiro ano do Ensino Médio. As aulas serão de 23 de janeiro a 7 de junho.
Cuidador de idoso: O período para se inscrever termina no dia 23 de janeiro. Para participar é necessário ter 18 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas se estenderão de 1º de fevereiro a 31 de março.
Mestre de cerimônias: As inscrições vão até 23 de janeiro. É preciso ter 18 anos e Ensino Médio Concluído. As aulas serão ministradas de 1º de fevereiro a 19 de junho.
Manicure e pedicure: O prazo para se inscrever termina em 26 de janeiro. São exigidos 18 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas estão marcadas para 6 de fevereiro até 23 de junho.
Cuidador infantil: As inscrições terminam no dia 2 de fevereiro. Interessados devem ter 18 anos e Ensino Fundamental completo. As aulas se estenderão de 13 de fevereiro a 19 de abril.