Capacitação tem tabagismo como tema

Profissionais de saúde de diferentes cidades do Paraná se reuniram ontem em Paranavaí para a capacitação sobre Abordagem Intensiva no Cuidado a Pessoa Tabagista na Rede SUS. Foi uma realização da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).
O evento se estendeu ao longo do dia, com palestras proferidas por diferentes profissionais da área. No início da tarde, por exemplo, os participantes ouviram sobre os tipos de dependência (física, psicológica e comportamental), como identificar a situação dos pacientes e de que forma deve ser estabelecido o tratamento.
O hábito de fumar é fator de risco para mais de 50 doenças, entre as quais, câncer, asma, infecções respiratórias e problemas cardiovasculares. 
Quando os pacientes se submetem ao tratamento para pararem de fumar, os resultados são positivos no que se refere ao custo-benefício para os cuidados com a saúde, principalmente quanto às doenças crônicas.
O Programa Nacional de Controle do Tabagismo (PNCT) fornece condições para o tratamento do tabagismo no município e para as equipes de Atenção Básica que assumirem o compromisso de organizar e implantar as ações para o cuidado da pessoa tabagista. 
O tratamento inclui avaliação clínica, abordagem intensiva, individual e ou em grupo e, caso necessário, terapia medicamentosa juntamente com a abordagem intensiva.