CARMELO ESCOLA DE ORAÇÃO

“Para muitos o Carmelo é sinônimo de oração, de contemplação, de união com Deus”. Neste sentido a oração enquanto tal pertence à linguagem do Carmelo.
IMPORTÂNCIA DA ORAÇÃO: Um dia um jovem monge pediu ao velho mestre: “Porque tu estás sempre a orar? É mesmo assim importante para ti a oração?” Então o bom mestre leva o jovem à fonte, lhe segura a cabeça e coloca-a dentro d’água segurando-a forte, enquanto este se debatia… Finalmente o tira para fora meio asfixiado e lhe pergunta: “Enquanto estavas debaixo d’água que coisa mais desejavas fortemente?” Responde o jovem: “Queria respirar!”. “Assim é para mim – concluiu o velho mestre – ORAR SE TORNOU O RESPIRO DA MINHA VIDA”.
“PARA VÓS NOS CRIASTES OH! DEUS E IRRIQUIETO É O NOSSO CORAÇÃO ATÉ QUE DESCANSE EM VÓS” SANTO AGOSTINHO.
À medida que eu vivo a relação com o Criador, reconhecendo que eu dependo Dele e ao mesmo tempo LOUVO, AGRADEÇO TUDO QUE DELE RECEBI E QUE O MEU SER, EU VIVO NELE E POR ELE E PARA ELE. “NELE NOS MOVEMOS E SOMOS.” Esta relação nos coloca no nosso elemento essencial do nosso existir e sem Ele voltamos ao “nada”, frustramos “O nosso Ser” deixamos de alcançar a meta para a qual fomos criados.
E mais ainda quando pensamos que fomos destinados a sermos FILHOS DE DEUS E NÃO SÓ DE NOME, MAS NÓS REALMENTE SOMOS PORQUE ELE NOS DEU A VIDA DIVINA, SOMOS FILHOS DE FATO…
Na relação de Pai e Filho com o Deus-Pai, de irmão e irmãos com Jesus Cristo e os outros homens, realizamos a nossa vocação e caminhamos para a felicidade.
Pois é, A ORAÇÃO NOS COLOCA NO NOSSO ELEMENTO VITAL, NOS “HOMINIZA E NOS DIVINIZA”. NOS HUMANIZA DIVINIZANDO, E DIVINIZANDO NOS HUMANIZA.
POR ISSO A ORAÇÃO É UM ELEMENTO ESSENCIAL AO NOSSO “SER HOMEM”. Não podemos viver sem a oração (que nos relaciona com o “Ser Homem”, com o “Ser Filho” e com o “Ser Irmão”).
Lógico a Oração é: DIÁLOGO ENTRE O “EU” E O “TU”. “Assim como peixe não pode viver fora d’água e o homem sem ar, ASSIM TAMBÉM O CRISTÃO NÃO PODE VIVER SEM ORAÇÃO.
“SENHOR, ENSINA-NOS A ORAR” não é um dos muitos pedidos que os apóstolos fazem ao Mestre, mas este pedido está no homem de todo tempo exprimindo um profundo desejo do coração.
A RESPOSTA DO CARMELO: Diante desta necessidade e da crescente sede de oração e de contemplação, nós Carmelitas não podemos permanecer indiferentes. NÓS TEMOS UM “TESOURO ESPIRITUAL” MUITO GRANDE DO QUAL DEVEMOS BEBER… PRECISAMOS SER HOMENS DE ORAÇÃO… PEÇAMOS AO SENHOR, ENSINA-NOS A REZAR…
Maria e Elias são para nós modelos de escuta e de obediência à Palavra e de resposta a Deus.
A ORAÇÃO DO CRISTÃO É ESSENCIALMENTE, ORAÇÃO DE CRISTO.
A oração no seu conteúdo genérico é a realização de uma relação pessoal entre o homem e Deus. O pecado tinha produzido ruptura entre a humanidade e Deus e que somente, no Cristo Redentor pode formar-se de novo o vinculo de união homem-Deus.
Mas Cristo é o primogênito entre muitos irmãos e Nele se recapitula toda a humanidade. Por conseguinte, somente por meio dele se restabelecem as relações entre Deus e o homem. POR ISSO PODEMOS AFIRMAR QUE EXISTE UMA SÓ ORAÇÃO REAL, POSSÍVEL: AQUELA DE CRISTO.
O cristão se apropria da oração de Jesus em todas as suas dimensões, porque a sua oração, como aquela Dele, é vivificada pelo mesmo Espírito.
A nossa oração, portanto, não existe se não na medida em que é oração de Cristo, isto é, enquanto somos unidos a Ele e incorporados a Ele: UNIÃO E INCORPORAÇÃO QUE SÃO REALIZADAS PELA GRAÇA DO BATISMO.
A novidade da oração cristã é, portanto no ser a oração mesma de Cristo, comunicada aos homens. Cristo nos faz seus membros, vive em nosso Espírito precisamente enquanto fez nossa sua oração, e assim nos introduz no mistério da sua relação com o Pai.
A essência teológica da oração cristã é, portanto entrar EM DIÁLOGO COM DEUS TRINDADE POR MEIO DA MEDIAÇÃO DE CRISTO.
A oração do cristão é a oração de um homem que foi elevado à ordem sobrenatural e introduzido na família de Deus; filho do Pai em Jesus Cristo. (Gl.4,5) A oração cristã é portanto essencialmente: TRINITÁRIA, CRISTOFORME E FILIAL. DIÁLOGO DE FILHO COM O PAI, POR CRISTO, NO ESPÍRITO SANTO. DIÁLOGO, ESCUTA, SILÊNCIO.
A oração então é antes de tudo diálogo e comunicação entre Deus e o homem, onde o centro não somos nós, mas é Ele, Ele e nós. ASSIM A ORAÇÃO SE TORNA AMIZADE. É lógico que quem seguir Jesus Cristo e se consagrar a Ele na Vida Religiosa e mais ainda no Carmelo tem que entrar na ESCOLA DE ORAÇÃO…PEÇAMOS: SENHOR ENSINA-NOS A REZAR.
Frei Filomeno dos Santos O. Carm.