Casa de atirador abriga arsenal, diz polícia

AURORA, EUA – Caminhões de bombeiros, carros de polícia, do FBI e da Swat cercam o agora isolado condomínio onde morava o acusado de matar 12 pessoas a tiros numa preestreia do novo filme do Batman, em Aurora, no Colorado (EUA).
O apartamento de James Holmes, 24, abriga tantos explosivos e material inflamável que a polícia começou a vasculhar o arsenal usando pequenos robôs.
Assim, descobriu arames e fios prestes a ser detonados, no que parece ser a última armadilha de Holmes.
Holmes deixou seu sistema de som tocando música a todo volume enquanto partia para o cinema. Os vizinhos ligaram para a polícia para reclamar do barulho à meia-noite. Se algum tivesse tentado abrir a porta, talvez uma explosão tivesse acontecido.
Dezenas de jornalistas, médicos, policiais e curiosos observam, à distância, o trabalho dos especialistas. Os cinco prédios de dois andares foram evacuados na sexta-feira. As janelas do apartamento de Holmes, no segundo andar, têm os vidros quebrados.
Ainda no período inicial de investigação, a polícia revelou muito pouco sobre o atirador, que foi preso logo após o massacre (os policiais chegaram ao cinema apenas um minuto e meio depois das primeiras ligações ao serviço de emergência 911).
Do pouco que se sabe, Holmes havia tingido seu cabelo em um tom alaranjado e se apresentou como Coringa, vilão das histórias do Batman.
Californiano de San Diego, ele acabava de abandonar a pós-graduação em neurociência em Denver. A polícia acredita que ele organizou o atentado sozinho. Ele comprou dois rifles e duas pistolas em lojas da região nos últimos dois meses e 6.000 balas pela internet.
Onze vítimas continuam em estado crítico. No total, 70 pessoas levaram tiros do rifle do atirador em questão de segundos. Centenas de pessoas assistiam à preestreia em várias salas. Muitas crianças estavam vestidas de Batman. Os espectadores fugiram se arrastando pelos carpetes.
O ataque fez com que cinemas de todos os EUA reforçassem a segurança. No entanto, na sexta-feira, o FBI e o Departamento de Segurança Interna americano afirmaram que não havia indicação de planos para outros ataques semelhantes no país.
AJUDA PSICOLÓGICA – Duas escolas do equivalente americano ao ensino médio (antigo segundo grau) se tornaram clínicas de atendimento psicológico para os sobreviventes e seus familiares. Holmes morava a 7 km do multiplex Century 16, local da tragédia, com várias salas.
Aurora é uma indistinta cidade do Meio-Oeste americano, na região metropolitana de Denver, com 325 mil habitantes (o mesmo que São Vicente, no litoral paulista).
Parece bem menor, com bairros espalhados, poucos prédios baixos e muitas casas espalhadas em subúrbios genéricos, alguns poucos centros comerciais e várias autoestradas.