Cecap ganha prêmios em festival de dança na Argentina

Ensaiar exaustivamente. Sincronizar os movimentos. Entrar no ritmo. Dedicar-se. Essa é a rotina dos integrantes do grupo de dança do Centro de Atenção Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap), que acabam de voltar da Argentina com mais uma conquista: um primeiro lugar e dois vices, em diferentes categorias.
Foi durante o 20º Festival de Dança do Mercosul, do dia 4 ao dia 7 de setembro. Doze bailarinas e bailarinos viajaram até o país vizinho e, aproveitando a oportunidade, conheceram o lado argentino das Cataratas do Iguaçu. A viagem foi marcante.
“Gostei de conhecer vários lugares e pessoas de outros países”, disse Ana Helena Alves Teixeira Pinto, 12 anos. Mas o que mais chamou a atenção da estudante foi “saber que as pessoas ainda conseguem preservar o meio ambiente”. Ela deu lição de consciência ambiental. “Se não cuidarmos, tudo vai acabar, e vamos precisar da natureza no futuro”.
Em relação ao festival de dança, a menina afirmou que ficou bastante ansiosa antes das apresentações, mas quando começou a dançar, sentiu a tensão diminuir e tudo o que queria era fazer o melhor que pudesse. Deu tão certo que ela já está fazendo planos para participar da edição de 2015.
Victor Hugo Oliveira, 14 anos, também ficou feliz com as conquistas. Além das paisagens naturais que viu durante a viagem, descobriu que é possível ir cada vez mais longe. “Acho a dança importante para o desenvolvimento do corpo, trabalha o lado emocional e exige disciplina. O que aprendo, levo para o dia a dia”.
Para a diretora do Cecap Líria Balestieri, fazer com que as crianças e os adolescentes ampliem os conhecimentos sobre o mundo é fundamental. “Eles precisam sair da cidade, do estado, e ter a oportunidade de ir para outro país”. A importância? Eles aprendem desde a organização dos documentos até os procedimentos para uma viagem internacional. “Criam senso de responsabilidade”.
Mais do que isso, observam as diferenças cambiais, culturais, comportamentais e de idioma. “É uma grande experiência de vida”, avaliou Líria. Por isso mesmo, todos precisam entregar um relatório contando como foi a viagem. A tarefa é escrever sobre o que fizeram, o que viram e o que aprenderam.
De acordo com a diretora, as vitórias que o Cecap traz em cada participação no Festival de Dança do Mercosul (é o quarto ano consecutivo de participação do Cecap no evento) geram responsabilidades e cobranças. “Nós criamos expectativas e a comunidade também”.
A professora responsável pelo grupo de dança campeão é Tayna Rita Mateus. Para a viagem até a Argentina, o grupo recebeu apoio financeiro da Sanepar e do Sicoob, além de doadores anônimos e familiares das bailarinas e dos bailarinos.