Celebração da Bem-Aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja
Padre Fábio Balbino, da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro e doutorando em liturgia na Universidade Santo Anselmo em Roma, explicou um pouco sobre este Decreto.
“O Sumo Pontífice Francisco, considerando atentamente quanto a promoção desta devoção possa favorecer o crescimento do sentido materno da Igreja nos Pastores, nos religiosos e nos fiéis, como, também, da genuína piedade mariana, estabeleceu que esta memória da bem-aventurada Virgem Maria, Mãe da Igreja, seja inscrita no Calendário Romano na Segunda-feira depois do Pentecostes, e que seja celebrada todos os anos”.
O Papa fala: “Mãe da Igreja, isto é, de todo o Povo de Deus, tanto dos fiéis como dos pastores, que lhe chamam Mãe amorosíssima”.
Como viver bem esta maternidade de Maria na Igreja?
Enquanto Igreja, podemos viver a maternidade de Maria unidos a ela na celebração dos mistérios de Cristo. Por exemplo no Advento, podemos viver intensamente a expectativa da vinda do Senhor como Maria viveu. No Natal podemos contemplar intensamente o mistério da encarnação, como ela contemplou. Assim também como no mistério da Paixão podemos viver com ela aos pés da Cruz, aguardando a alegria do anúncio da ressurreição.
E na própria Solenidade de Pentecostes, nós vivemos a maternidade de Maria enquanto Igreja, porque naquele momento onde acontece uma epifania da Igreja, ali está Maria em unidade com os Apóstolos em oração. Então é dessa maneira vivendo com ela os mistérios de Cristo, que nós teremos Maria também vivendo intensamente a sua maternidade.
E para nós, esse mês de maio está sendo muito especial, pois além de lembrarmos com carinho de todas as mães, vamos somar esta alegria, que durante as comemorações do nosso grande jubileu (50 anos), o Papa nos agraciou com este presente. E neste mês, pela primeira vez, celebramos a Novena e o dia da Padroeira de toda a Diocese de Paranavaí, num dia que é oficial para toda a Igreja.
Sabendo que em nossa diocese é Festa solene por ser nossa padroeira e nas demais dioceses e Paróquias em todo o mundo é memória obrigatória.
Padre Sílvio Cesar Pereira – Administrador diocesano de Paranavaí