CEMA de Terra Rica oferece cursos gratuitos para crianças e adolescentes
Crianças e adolescentes, entre cinco e 15 anos podem participar de oficinas e aulas com o caráter preventivo e proativo, no contraturno escolar, tendo um contato direto com a cultura, esporte, lazer e recreação. “As atividades realizadas com as crianças e os adolescentes são pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportivas, como formas de expressão, interação e aprendizagem integral, sociabilidade e proteção social”, enfatizou a coordenadora do CEMA, Vânia Miranda.
Atualmente, as atividades são divididas em dois grupos: Cema 1, que atende meninos e meninas de cinco a 15 anos e o Cema 2, que atende somente meninos de 10 a 15 anos. As oficinas são distribuídas de acordo com a faixa etária e atualmente estão disponíveis aulas de dança, capoeira, música, artes plásticas, esportes, jogos recreativos, informática e projeto de leitura.
Os alunos recebem também alimentação. “As crianças que participam na parte da manhã tomam café e almoçam e os que frequentam no período da tarde tomam café e jantam antes de ir embora”, comentou a coordenadora.
O CEMA trabalha em conjunto com os profissionais do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). Psicólogos e Assistentes Sociais dão apoio quando acionados. “É realizado um acompanhamento familiar. Quando necessário, os profissionais do CRAS oferecem atendimento à família”, comentou Vânia.
O funcionamento dos serviços de atendimento e atividades do CEMA é de período integral, com início às 7h30 e encerramento às 17h, sendo que as crianças frequentam as aulas no contraturno escolar. O CEMA atende cerca de 200 crianças e adolescentes.