Centenas participaram da reunião de voluntários do HCB

No último dia 11/06/2014, foi realizada no Município de Guairaçá, a primeira reunião de um grupo de voluntários que formaram uma comissão de organizadores de eventos em prol do Hospital de Câncer de Barretos. Mais de 300 pessoas prestigiaram este acontecimento “que é tão nobre por uma causa tão justa e humanitária”, disse um dos presentes. Estiveram presentes o médico Nelson Crepaldi, que atende em Nova Andradina e é um grande aliado do Hospital de Câncer de Barretos e também Ademar Capucci, diretor do Hospital, João Pereira de Souza, analista de captação do HCB, Antônio Valmir Trossini, coordenador do HCB, representando Paranavaí, prefeitos e vice-prefeitos, vereadores, secretário de Saúde, autoridades de diversos segmentos, pacientes do HCB que já se trataram, estão se tratando ou irão se tratar em breve, e demais pessoas de vários Municípios, como: Nova Andradina-MT, Primavera –SP, Terra Rica-PR, Euclides da Cunha-PR, Marilena-PR, Nova Londrina-PR, Santa Isabel do Ivaí-PR, Santa Mônica-PR, Santa Cruz de Monte Castelo-PR, Diamante do Norte-PR, Itaúna do Sul-PR, São Carlos do Ivaí-PR e Paranavaí-PR.
Na palestra que fez, o diretor do HCB, Ademar Capucci, não poupou elogios ao coordenador de Paranavaí, Valmir Trossini, pelo trabalho que vem realizando tanto na Campanha dos Cofrinhos que estão em mais de 70 pontos comerciais de Paranavaí, como na formação da comissão organizadora de eventos em prol do Hospital de Câncer de Barretos, e pela divulgação junto à imprensa falada e escrita que esta empreitada vem alcançando. O folder que está sendo fixado próximo aos cofrinhos, essa idéia será copiada por todos os Municípios parceiros do HCB em todo o Brasil.
Capucci reafirmou ainda que a vinda da carreta hospital está prevista para este ano ainda, dependendo apenas da realização de um evento para arrecadação de recursos, pois o mesmo depende de doação e o deslocamento da carreta de Barretos para qualquer cidade próxima a 800 km não custa menos de R$ 150.000,00. São entre 120 e 150 consultas e exames por dia. Todo equipamento da carreta hospital é de última geração, constatando e tratando as 5 fases da doença. Disse, ainda, Ademar Capucci, que o Hospital de Câncer de Barretos, infanto-juvenil, já superou o melhor dos Estados Unidos, e hoje está com um resultado de 90% de cura. São 1.563 Municípios atendidos por 12 carretas prontas e viajando por todo Brasil, e mais 7 carretas estão em fase final de preparo, que irão para o Estado da Bahia e permanecerão lá em definitivo. Capucci disse que, assim que for agendada a vinda da carreta hospital a Paranavaí, o Município terá que enviar uma enfermeira padrão para permanecer em estágio de uma semana, juntamente com mais uma outra enfermeira de cada Município nas suas cidades. Elas acompanharão os médicos e enfermeiras de Barretos no atendimento ao público, pois se faz necessário que haja uma profissional que conheça a realidade do seu Município para orientar médicos e pacientes locais. Muito importante também foi a afirmação de Ademar Capucci, quando disse que o Hospital do Câncer de Barretos tem proposta, parcerias com Estados de todo o Brasil. Para montarem atendimento do Hospital de Câncer nos Municípios que se manifestarem, o HCB fornece tudo que se fizer necessário: tecnologia, equipamentos médicos e tudo mais que precisar para a montagem de um braço ou tipo uma filial, como já se tem em Jaú, Porto Velho, Nova Andradina, em fase de acabamento. Basta que o Município forneça as instalações ou prédio como quiser. Santa Catarina já aderiu a este programa, Rondônia, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Acre, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais. O Paraná não se manifestou até agora, mas foi comunicado. O coordenador de Guairaçá, popular Cido, e a madrinha dos cofrinhos, sra. Eva, convidaram a todos da região para a festa de 10 agosto em Guairaçá, em prol do Hospital do Câncer de Barretos.
(SB)