Centro de Oftalmologia do Noroeste atende mais de 600 pacientes por mês

Em funcionamento desde março deste ano, o Centro Macrorregional de Oftalmologia da Santa Casa de Paranavaí está se consolidando como referência de atendimento para a população de 39 municípios do Noroeste.
O serviço já realiza cerca de 620 consultas por mês, além de oferecer exames e cirurgias especializadas nas áreas de catarata, retinopatia, glaucoma, estrabismo e outros problemas de visão.
As informações são da Agência de Notícias do Paraná (ANPr).
O espaço conta com equipamentos modernos e que auxiliam o trabalho de uma equipe formada por médicos oftalmologistas e residentes. Além disso, o serviço utiliza o centro cirúrgico da Santa Casa para procedimentos de maior complexidade.
José Dias, de 62 anos, é morador de Terra Rica e foi diagnosticado com catarata após exames realizados no centro macrorregional. Ele afirma que sentia ardência nos olhos, foi atendido em uma unidade de saúde e encaminhado imediatamente ao serviço da Santa Casa.
“O atendimento aqui é bom e a equipe é bastante dedicada. Também ficou melhor porque é mais perto, antes a gente tinha que ir para Maringá ou até mesmo a Curitiba”, destacou o paciente. A partir de agora, Dias terá que usar óculos e será acompanhado para avaliar a evolução da doença.
Segundo o coordenador do serviço, Rubens Costa Moreira Filho, nesses casos o paciente retorna ao centro para realizar exames a cada seis meses. “Se for constatado que a doença está comprometendo muito a visão do paciente, ele é encaminhado para realizar um procedimento cirúrgico, ofertado aqui mesmo”, explicou.
MUDANÇA – Com a implantação deste serviço em Paranavaí, a Santa Casa conseguiu reduzir pela metade o tempo de espera por cirurgias de catarata na região Noroeste.
“O procedimento que antes demorava até oito meses para ser realizado, acontece em média em quatro meses atualmente”, informa o oftalmologista.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, diz que esses bons resultados demonstram a importância da Santa Casa de Paranavaí para toda a região Noroeste.
“Este é um hospital filantrópico que compõe a rede pública de saúde do Paraná e está incorporando cada vez mais serviços a sua estrutura. Seu fortalecimento dá mais segurança a toda a população que vive nessa região”, ressalta.