Centro Dia completa primeiro ano como extensão da casa dos idosos
A reunião ordinária dos diretores voluntários do Instituto Maurício Gehlen, tradicionalmente realizada às quartas-feiras, foi antecipada para ontem para comemorar o primeiro aniversário do Centro Dia do Idoso, entidade mantida pelo IMG.
E os assistidos pela entidade aproveitaram para manifestar os agradecimentos pela atenção que recebem na entidade e ao empresário Maurício Gehlen por ter criado o Centro.
Eles afirmam que o Centro é a extensão de suas próprias casas e pelo menos dois deles afirmaram que se salvaram da depressão pelo convívio na entidade.
“Às vezes a família até quer dar mais atenção aos idosos, mas mora longe ou tem que sair para trabalhar. Aí ele fica sozinho, a solidão começa incomodar e vão até à depressão. Aqui eles conversam brincam, têm atividades e isto lhes dão qualidade de vida”, avalia o presidente do IMG.
Durante a reunião da diretoria, que nesta terça contou com a presença de familiares de Maurício, a esposa Márcia, vice-presidente do IMG, a irmã Beatriz e o sobrinho Arthur, os idosos, com cartazes, manifestaram seu sentimento em relação ao Centro, aparecendo palavras como amor, carinho, família e amizade.
Os idosos também entregaram lembranças ao casal Márcia-Maurício Gehlen como forma de retribuir a generosidade dos fundadores do Centro Dia. Visivelmente emocionado, Maurício disse que “esta (a manifestação de carinho) é a maior recompensa que recebo e me dá estímulo a continuar este trabalho”.
Atualmente, o Centro Dia atende dez idosos, entre 8 e 17 horas. Eles recebem refeição, tem espaço para descanso, sala de TV e participam de atividades recreativas, artesanais e artísticas, dentro e fora da instituição.
Em abril do ano que vem, o Instituto Maurício Gehlen inaugura o Centro de Convivência, que tem um novo conceito de atenção aos idosos, que poderão participar das diversas oficinas em dias e horários pré-agendados ou usar as áreas de convivência para socialização.