Centro do Idoso está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o “Centro Dia” de atendimento ao idoso, que deverá ser inaugurado nas próximas semanas em Paranavaí.
A casa irá funcionar na Rua Antônio Felipe, próximo ao Nis Central, onde atualmente funciona o abrigo Anjo da Guarda, e deverá atender inicialmente 10 pessoas, com 60 anos ou mais, que residam na cidade.
A psicóloga Carine Penha Andrello Lopes, que irá coordenar o trabalho, explica que o objetivo do “Centro Dia” será o de dar apoio àqueles idosos que estão em situação de vulnerabilidade, que ficam em casa sozinhos e não estão sendo assistidos nas suas necessidades básicas.
“Os idosos irão receber três refeições diárias (café da manhã, almoço e lanche da tarde), terão um momento de descanso, poderão participar de atividades físicas, oficinas de artesanato, palestras instrutivas, atendimento psicológico grupal, acompanhamento por técnico de enfermagem e assistente social, atendimento médico semanal e odontológico quando necessário (ambos em parceria com a secretaria de Saúde), além de momentos de lazer. Será oferecido ainda transporte gratuito aos participantes”, detalhou a coordenadora.
As atividades serão desenvolvidas de segunda a sexta-feira das 8h às 17h, com a ajuda de profissionais de várias áreas: psicólogos, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e estagiários, cozinheiros e agentes de conservação.
Para adequar a casa, o município está investindo cerca de R$ 22 mil na compra de móveis, equipamentos e utensílios. Também serão investidos aproximadamente R$ 21 mil mensais na manutenção do local (aluguel, água, luz, telefone, internet, material de consumo, alimentação, recursos humanos e transporte). Além disso, Paranavaí já conta com um projeto cadastrado junto ao Governo Federal para a construção de um Centro Dia que poderá atender, em média, 50 idosos.
INSCRIÇÕES – Os interessados em se inscrever no Centro Dia devem procurar a Secretaria de Assistência Social que fica localizada na Praça Brasil (junto ao Terminal Central), das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h, de segunda a sexta-feira.
Será realizado um cadastro e agendada uma visita de uma assistente social à casa do idoso, que irá avaliar se a pessoa preenche os requisitos necessários para participar das atividades. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3902-1057 ou 3902-1058.