Centro Integrado de Controle fortalecerá ações de Segurança Pública no Paraná

CURITIBA – O Centro Integrado de Comando de Controle (CICC), usado nas ações de segurança pública durante a Copa do Mundo em Curitiba, agora é oficialmente do Estado. O termo de cessão foi assinado pelo Governador Beto Richa e pelo ministro da Justiça, Eduardo Cardozo, ontem.
O CICC conta com videomonitoramento e radiocomunicação e será usado para ações de segurança, prioritariamente em áreas e fronteiras e divisas.
O espaço abrigará também o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), que fará o atendimento ao cidadão por meio dos números de emergência (181, 190, 191, 193 e 197) e despacho operacional de viaturas.
"O Centro Integrado tem estrutura de monitoramento de operações de controle e comando. Daremos sequencia ao trabalho para melhoria da Segurança Pública do Paraná”, disse o governador Beto Richa.
Para Beto a integração das forças de segurança pública é fundamental para a sociedade. “Está comprovado que em trabalho de ações integradas o resultado é muito maior, em todas as esferas de governo. Um grande exemplo são as ações para a Copa do Mundo, em especial na segurança pública", afirmou Beto.
O ministro Cardozo ressaltou a parceria entre com o Governo Estadual. “Com esse sistema, a população vai sentir em poucos meses uma mudança qualitativa na segurança publica”, afirmou.
NA FRONTEIRA – Desde 2011, o Paraná conta com um plano específico de segurança pública para a região de fronteira. Com sede em Marechal Cândido Rondon, o Batalhão de Polícia da Fronteira (BPFron) foi criado em julho de 2012 e tem ações focadas no combate a crimes de fronteira, como contrabando, tráfico de drogas e de pessoas.
Os policiais recebem treinamento específico para atuar de forma ordenada nos 139 municípios de faixa de fronteira. O efetivo está sendo ampliado de forma gradual.