Cerca de 150 Cavalos Mangalarga Marchador serão julgados durante a 42ª ExpoParanavaí

Pelo 4º ano consecutivo os cavalos Mangalarga Marchador irão abrilhantar a ExpoParanavaí.
Entre os dias 7 e 9 de março cerca de 150 animais da raça, vindos de seis estados brasileiros (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro), serão julgados por três juízes nacionais de acordo com sua marcha, aparência e provas funcionais.
O organizador do evento Renato Bartolomei, que faz parte do Núcleo Paranaense do Cavalo Mangalarga Marchador e é criador da raça há 8 anos, comenta que neste ano a Escola de Samba Beija Flor (Rio de Janeiro) irá contar um pouco da história destes animais através do seu enredo “Amigo Fiel, do cavalo do amanhecer ao Mangalarga Marchador”.
“Através da letra do samba será possível conhecer um pouco da trajetória e evolução destes animais e a interação deles com o ser humano. […] Hoje já existem cavalos da raça espalhados por vários países como Alemanha, Estados Unidos e agora estão entrando na África”, esclarece Renato Bartolomei.
Com relação a ExpoParanavaí, o criador explica que “a Feira tem contribuído diretamente para que aumente o número de criadores de Mangalarga Marchador no Noroeste do Paraná. Isso se deve a uma parceria com a Sociedade Rural do Noroeste do Paraná (SRNP), através do presidente Gilberto Pratinha, e com o Núcleo Paranaense”, conclui.