Cerca de 2 milhões de pessoas já passaram pelo Litoral do Paraná

Cerca de 2 milhões de pessoas passaram pelo litoral paranaense desde o dia 23 de dezembro, quando foi lançada a operação Verão Paraná 2015/2016. Com a operação, que segue até o Carnaval, em 10 de fevereiro, o Governo do Estado intensifica as ações nas áreas da segurança pública, saúde, meio ambiente, saneamento, energia e turismo para melhor atender aos moradores e veranistas que aproveitam a temporada de verão no litoral paranaense. 
Entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro, o Corpo de Bombeiros fez 358 salvamentos e 319 resgates de banhistas nas praias. Também foram registrados 39 afogamentos e duas mortes. Os bombeiros também distribuem pulseirinhas para melhorar a identificação de crianças que se perdem de seus familiares. No período, 156 crianças que estavam perdidas foram encontradas. 
Nos primeiros dez dias da Verão Paraná, a Polícia Militar prendeu 109 pessoas e apreendeu 11 adolescentes nos municípios de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná. Entre os dias 23 de dezembro e 3 de janeiro, foram registrados 207 crimes de perturbação do sossego e da tranquilidade e apreendidos duas armas, 58 comprimidos de êxtase, além de quantidades menores de crack, cocaína e maconha. Também houve a aplicação de 1.062 notificações de trânsito e 19 acidentes de trânsito na área urbana foram contabilizados no período. 
Ainda na área de segurança, a Polícia Civil registrou 398 boletins de ocorrência entre os dias 23 e 31 de dezembro, além de lavrar 45 termos circunstanciados e instaurar 20 inquéritos. A Polícia Civil também foi responsável pela apreensão de armas e drogas nos municípios de Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes, Antonina e Paranaguá. 
SAÚDE – Para melhorar o atendimento na área da saúde, a operação Verão Paraná deve fortalecer a retaguarda de atendimento de urgência e emergência no litoral durante a temporada. O Estado repassou R$ 2,5 milhões diretamente às prefeituras da região para a contratação temporária de profissionais de saúde para reforçar as escalas de médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem dos hospitais e unidades de saúde dos municípios litorâneos. 
Nos hospitais administrados pelo governo estadual o atendimento está intenso. Entre os dias 18 de dezembro e 3 de janeiro, o Hospital Regional do Litoral, localizado em Paranaguá, registrou 1.854 atendimentos ambulatoriais e 678 internamentos. Já o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, de Matinhos, contabilizou 1.770 consultas e 313 internamentos entre 18 e 27 de dezembro. 
Além do atendimento hospitalar, as ações na área também incluem deslocamento de helicóptero, ambulâncias, equipamentos e medicamentos para dar suporte aos principais hospitais e prontos socorros da região.