Cerca de 970 mil animais devem ser vacinados em toda a região

Começa hoje e vai até o dia 30 de novembro o prazo para que os pecuaristas vacinem e comprovem a vacinação dos rebanhos bovinos e bubalinos contra a febre aftosa. Em todo o Paraná são aproximadamente 9,5 milhões de animais, 970 mil só na região Noroeste.
Superintendente regional da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar), Carlos Costa informa que esta é a segunda etapa de vacinação do ano. Ele explica que todos os animais precisam ser imunizados, independentemente da idade, para que o Estado continue sendo considerado livre da aftosa.
As vacinas são vendidas em empresas do setor agropecuário, e cada dose custa a partir de R$ 1,50, variando de acordo com o estabelecimento. “O produtor precisa ir até a loja, fazer a compra e pedir a nota e o comprovante”, afirma Costa. O transporte deve ser feito em embalagem térmica, acondicionado em temperatura entre quatro e oito graus.
Após a aplicação, o pecuarista precisa comprovar a vacinação de cada animal, especificando sexo e faixa etária. O processo pode ser feito pela internet, no site da Adapar (www.adapar.pr.gov.br); no canto direito da página há um link específico para as empresas e outro para os produtores.
Quem preferir pode ir até uma Unidade Local de Sanidade Agropecuária (Ulsa) da região: Loanda, Nova Londrina, Paraíso do Norte, Paranacity, Paranavaí, Querência do Norte, Santa Cruz de Monte Castelo, São João do Caiuá e Terra Rica.
O superintendente regional da Adapar destaca que os produtores que não comprovarem a vacinação dos rebanhos estarão sujeitos a multa de aproximadamente R$ 107 para cada animal não vacinado.