Cerimônia no Tiro de Guerra marca apresentação dos novos atiradores

Uma cerimônia nesta sexta-feira, às 19h30, marca a chegada da nova turma do Tiro de Guerra de Paranavaí (TG-05-10). Também representa o início do trabalho do novo instrutor da unidade, sargento Cláudio Deda.
O novo instrutor foi apresentado ontem em visita ao Diário do Noroeste pelo chefe de instrução, subtenente Divonzir Augusto Roniak, pelo terceiro ano prestando serviços no TG paranavaiense. 
Roniak explica que a cerimônia é aberta ao público e toda comunidade está convidada a participar. Trata-se de um momento simbólico importante, cujo ponto alto se dá quando os alunos se apresentam já fardados. 
O TG-05-10 recebe anualmente 100 jovens. A turma de 2019 teve o a seleção concluída neste mês, num processo seletivo detalhado, já que entre 500 e 600 jovens se alistam anualmente em Paranavaí. 
O número de vagas é compatível com a estrutura física da unidade, fruto de uma parceria com a Prefeitura, que garante a manutenção predial e do espaço físico geral (o  prédio foi construído em 1969). Há unidades menores e maiores pelo Estado – Nova Esperança, por exemplo recebe 30 jovens, enquanto que Maringá dispõe de estrutura para 200 atiradores. 
Para os jovens que vão completar 18 anos, um lembrete importante: o alistamento militar é obrigatório (fique atento aos prazos), isto porque desta ação dependem vários atos da vida civil, dentre os quais: prestar concurso público, retirar passaporte ou ser diplomado em universidade, inclusive privada. 
Roniak e Deda lembram que o objetivo do Tiro de Guerra é formar cidadania. Transmitir aos jovens noções de respeito, trabalho em conjunto e a importância das tarefas, desde as mais simples. “Nosso objetivo é que saiam melhores da unidade, desenvolvendo capacidades como liderança e sentimento de grupo”, sintetiza Roniak.