Chefe do IBGE do Paraná fala sobre importância do Censo Agropecuário

Fazer um levantamento completo sobre as atividades rurais em todo o país. Esse é o objetivo do Censo Agropecuário 2017, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As entrevistas com os produtores terão início em 1º de outubro deste ano e se estenderão até 28 de fevereiro de 2018.
De acordo com o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, a equipe de recenseadores terá como missão apurar todas as características dos estabelecimentos de grande, médio e pequeno portes, independentemente das atividades exercidas em cada propriedade.
Com o levantamento, será possível conhecer detalhadamente quais são as culturas permanentes e temporárias, quanto é produzido, se há pastagens e matas nativas, quais são as práticas agrícolas, que defensivos são aplicados, quantos trabalhadores atuam e quais equipamentos são utilizados nos estabelecimentos, entre outros aspectos.
O coordenador técnico do Censo Agropecuário no Paraná, Jorge Mryczka, explicou que o último levantamento do IBGE foi realizado em 2007. De lá para cá, o agronegócio passou por grandes transformações e avanços. Por isso, é preciso atualizar as informações.
Os produtores e as características das propriedades não serão identificados especificamente na hora de divulgar os dados. A ideia é fazer a pesquisa e a tabulação, para conhecer a realidade nacional desse setor que foi responsável por parcela significativa no crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no primeiro trimestre deste ano.
Mryczka destacou que a partir das informações coletadas no Censo Agropecuário 2017 será possível saber se há espaço para novas culturas, em que segmentos é mais seguro fazer financiamentos e “onde existem carências”.
REUNIÃO – O chefe do IBGE do Paraná e o coordenador técnico do Censo Agropecuário 2017 estiveram ontem em Paranavaí e conversaram com a equipe da unidade regional. Falaram sobre o levantamento de dados e explicaram como serão os procedimentos durante as entrevistas.
De acordo com Santos, tão importante quanto o trabalho dos recenseadores será o apoio dos produtores, “recebendo bem e repassando informações”. O chefe do IBGE do Paraná informou que a equipe estará identificada por crachás e coletes com a sigla da entidade. Dúvidas poderão ser sanadas pelo número 0800 721 8181.
EM 2007 – O último levantamento dessa natureza é de 2007. Naquele ano, o IBGE identificou 372 mil estabelecimentos rurais em todo o Paraná. Para este ano, a expectativa é que sejam visitadas 6.274 propriedades no Noroeste do Paraná.