Chuva dos últimos dias beneficia agricultura e pecuária no Noroeste
Lenta e contínua, a chuva que caiu sobre Paranavaí desde a noite de quinta-feira (2) trouxe alívio para as atividades agrícolas e pecuárias, comprometidas pela estiagem que se prolongou por um período de 50 dias.
De acordo com informações do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), foram 14,6 milímetros de chuva na noite de quinta-feira. Na sexta-feira (3), o volume de precipitação foi grande: 91 milímetros. O sábado (4) foi de pouca chuva, com 0,6 milímetros. No domingo (5), 12,2 milímetros.
Foi um bom momento para a agropecuária, conforme avaliação de Ênio Luiz Debarba, pesquisador do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura e Abastecimento (Seab). A chuva cadenciada facilitou a infiltração da água no solo, permitindo a recuperação das plantações.
Os mandiocultores, por exemplo, estão fazendo o plantio ou o replantio. Também é possível retomar os cuidados com as lavouras de milho. Outro benefício da chuva está nas pastagens: já começam a se recuperar. “Volta o equilíbrio hídrico”, destacou Debarba.
A previsão do Simepar (www.simepar.br) para esta terça-feira (7) é de céu com poucas nuvens em Paranavaí. Deverá chover novamente na quarta-feira (8), mas o volume será pequeno, oito milímetros.