Cida Borghetti assinará decreto que autoriza curso de Direito na Unespar

A governadora Cida Borghetti estará em Paranavaí na sexta-feira para assinar o decreto que cria o curso de Direito na Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e detalhar o andamento das aulas.
O início da solenidade está previsto para 9h, na sede da Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense (Amunpar) e deverá contar com a participação de prefeitos e outras autoridades e lideranças de toda a região.
A implantação do curso de Direito é uma reivindicação antiga da comunidade de Paranavaí. Ao longo de décadas, diversas tentativas foram feitas, antes mesmo de a faculdade isolada ser incorporada à Unespar.
Recentemente, o projeto foi retomado e ganhou forças dentro da comunidade acadêmica. Foi então enviado para as instâncias competentes do Governo do Estado, para ser submetido às devidas avaliações técnicas e financeiras.
No dia 28 de março deste ano, o então governador do Paraná, Beto Richa, esteve em Paranavaí e anunciou que a implantação do curso de Direito estava autorizada. Na ocasião, assinou o que seria o decreto criando o curso.
Dias depois, a direção geral do campus da Unespar de Paranavaí divulgou uma nota informando que o decreto não havia sido publicado oficialmente, o que inviabilizava o início das atividades relativas ao curso de Direito.
A reitoria da universidade também se manifestou afirmando que não poderia estruturar qualquer novo curso de graduação sem a publicação legal do decreto de autorização.
A resposta do Governo do Estado foi que a Unespar precisava encaminhar uma série de informações complementares para concluir as análises sobre o projeto. Estando tudo dentro dos critérios, então seria possível autorizar, de fato, a criação do curso.