Cida Borghetti destaca produção de remédio contra câncer de mama
A vice-governadora Cida Borghetti participou, em São Paulo, da abertura da I Conferência Nacional de Prefeitas e Governadoras e VII Conferência Nacional de Primeiras-Damas.
No evento, Cida destacou o medicamento Trastuzumabe, utilizado no combate ao câncer de mama, que ainda é importado pelo País e que passará a ser fabricado pelo Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar).
O Tecpar fornecerá o medicamento ao SUS. "Vamos produzir no Paraná e o SUS vai distribuir para o Brasil todo. Um grande avanço para auxiliar no tratamento e na sobrevida dos pacientes", disse a vice-governadora.
O acordo de transferência de tecnologia foi assinado nesta semana, com o laboratório Roche (que possui a patente) e a empresa Axis Biotec (que tem a exclusividade de transferência no País). O Trastuzumabe auxilia no tratamento de um dos tipos mais agressivos da doença (subtipo HER2+).
EVENTO – Organizado pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), o evento reuniu lideranças femininas de várias regiões do país. O objetivo é orientar e buscar a aplicação de políticas e programas de saúde que garantam acesso, atendimento qualificado, tratamento ágil e adequado para a mulher em seus estados e municípios.
“Estamos juntas, demonstrando a vontade de fazer a diferença. Sou uma entusiasta da prevenção, que é a única maneira de salvar vidas e dar oportunidade as nossas mulheres”, afirmou a vice-governadora, que é autora da lei que institui o Dia Estadual e Nacional de Luta Contra o Câncer de Mama (27 de novembro).