Cidadão Honorário, Maurício Gehlen se compromete a trabalhar pela cidade

O industrial Maurício Gehlen recebeu nesta sexta-feira (17) a mais alta honraria concedida pelo município: o Título de Cidadão Honorário de Paranavaí.
A honraria foi concedida por iniciativa do prefeito Rogério Lorenzetti, aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Vereadores e promulgada através da Lei Municipal 4.340/2015, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município, principalmente no desenvolvimento econômico e na geração de empregos.
“Quero manifestar a minha mais profunda gratidão ao prefeito Rogério Lorenzetti por ter tido a iniciativa de me conferir a mais alta honraria do município. Estou lisonjeado, emocionado e, confesso, com a alma esfuziante de tanta alegria. Se a iniciativa do prefeito já havia me deixado emocionado, a aprovação por unanimidades pelos senhores vereadores e senhora vereadora, aumentou ainda mais minha carga emocional e senti aumentar ainda mais minha responsabilidade com esta cidade. Obrigado senhores vereadores por chancelar a honraria a mim conferida. Confesso: não sei se sou merecedor de tanto carinho. Paranavaí já havia me dado quase tudo e agora me abriga como um dos seus filhos. E isto é uma grande honra”, agradeceu, emocionado, Maurício Gehlen.
Apaixonado por caminhadas, Gehlen ressaltou: “sou um homem abençoado por Deus, que me deu tantos privilégios nestes meus 54 anos de vida, que completo neste sábado (dia 18). Estou há 26 anos nesta cidade e foi Paranavaí que escolhi para viver até o último dia da minha vida. E nesta caminhada, agora sou recebido como um filho desta terra. E retribuo este gesto de bondade do prefeito e da Câmara com um compromisso inquebrantável: vou dedicar todos os dias da minha vida para retribuir esta confiança e esta homenagem que a cidade, através dos poderes Executivo e Legislativo, me confere”.
Para finalizar, o industrial dividiu o momento de alegria com amigos e familiares. “Justificaram a concessão do título por aquilo que consideram relevantes serviços prestados à cidade. Não sei se são relevantes, mas, dentro de minhas possibilidades, procurei retribuir a Paranavaí um pouco, até quase nada perto do que ela me deu. Se prestei alguns serviços à sociedade, que agora o município declara como relevantes, é porque muitas pessoas me deram estas oportunidades e, mais que isso, confiaram em mim, me estimularam, me apoiaram, estiveram ao meu lado, me ensinaram, me conduziram, me corrigiram, me apontaram caminhos, foram, enfim, meus fiéis parceiros. Assim, é de justiça que eu divida com todos estes companheiros o mérito por este título. O diploma que acabo de receber é do Maurício Gehlen, de sua família, de seus amigos, de seus companheiros de entidades, de seus companheiros de empresa, enfim, é de todos que me cercam e me brindam diariamente com sua amizade e respeito”.
RECONHECIMENTO DAS LIDERANÇAS – “O município de Paranavaí recebe hoje, como seu filho, o industrial Maurício Gehlen. Desnecessário dizer aqui as razões pelas quais tive a iniciativa de encaminhar ao Poder Legislativo o projeto de lei outorgando o título a este cidadão que, desde que chegou a cidade, tem se dedicado à nossa comunidade. Maurício é um líder. Isto é incontestável. Sua atuação nas entidades de classe, seja empresariais ou beneficentes e em instituições, como o Observatório Social, não deixa dúvida de sua liderança. No meu entendimento, a verdadeira liderança só é exercida quando ela se dá pelo exemplo. E Maurício Gehlen é exatamente este tipo de pessoa: um líder pelo exemplo. Ele não aponta caminhos, ele caminha junto; ele não espera acontecer, faz acontecer; ele não se limita a difundir boas ideias, mas abraça todas as boas ideias; ele não diz o que deve ser feito, ele faz; entre a retórica e a ação, ele é muito mais ação; ele não manda abraçar a causa, ele abraça”, destacou o prefeito Rogério Lorenzetti.
Na visão do administrador municipal, além do perfil de liderança, a paixão de Maurício Gehlen pela cidade é outro aspecto que chama a atenção. “Ele é um apaixonado por Paranavaí e trabalha pelo seu crescimento econômico. Sabe que se a cidade prosperar, todos ganham, mais empregos são gerados, os salários melhoram e entramos num círculo virtuoso. Maurício Gehlen: Este título não é uma homenagem a você. É um ato de reconhecimento por tudo aquilo que você já fez e certamente fará pela nossa cidade. Sua inquietação, seu desprendimento e seu desejo de trabalhar pela nossa população nos permitem vislumbrar que você vai continuar colocando a mão na massa e realizando outras obras”, concluiu.
Representando o Legislativo, o vereador Leonildo Giabardo Martins apontou a admirável trajetória do homenageado. “Ele é uma pessoa que sempre se dedicou ao trabalho social, cumpriu com suas responsabilidades. Um ser humano de grande sensibilidade social, que sempre carregou consigo a honestidade, a humildade e o bom caráter, conquistando muitos amigos por onde passou. É um homem que tem se dedicado com paixão ao seu trabalho e a sua cidade. Para nós vereadores foi uma honra aprovar a concessão deste Título de Cidadão Honorário”, enfatizou.
A solenidade foi prestigiada ainda pelo deputado estadual Sebastião Medeiros, que fez questão de frisar: “A vida é feita das escolhas que fazemos. Isso começa na infância, quando você escolhe para que time torce, e ao longo da vida nós vamos somando as escolhas de todos os dias. Com o nosso crescimento as escolhas também evoluem e vão se tornando cada vez maiores e mais difíceis. Ver esta Casa de Leis hoje cheia de pessoas que querem bem ao Maurício Gehlen, só nos trazem a certeza de que as escolhas que ele tem feito ao longo da vida são as mais acertadas. A Bíblia diz que quem tem um amigo tem um tesouro, que eles (os amigos) são mais valiosos que a prata e o ouro. O Maurício é um homem rico porque tem aquilo que o dinheiro não pode comprar: a amizade, a confiança e o respeito das pessoas. E tudo isso foi construído ao longo das suas escolhas. Ele é um homem que sonha, mas que vai além deles: ele age, realiza tudo aquilo que seja possível para melhorar a vida de outras pessoas. É uma satisfação fazer parte deste momento”.

Conterrâneos do Rio Grande do Sul
Dezenas de amigos e familiares de Maurício Gehlen viajaram quase mil quilômetros para prestigiar a solenidade de entrega de Título de Cidadão Honorário de Paranavaí. Eles vieram principalmente de Sarandi, no Rio Grande do Sul, cidade natal do homenageado.
“Toda a família do Maurício é formada de figuras notáveis, que contribuíram muito para os trabalhos sociais em nossa cidade de Sarandi. São pessoas exemplares, que trazem um legado incontestável de serviço à comunidade. Estamos aqui muito orgulhosos do menino que deixou sua cidade muito cedo, ainda adolescente, e que conseguiu construir uma vida marcada pela competência, ética, respeito, determinação e espírito solidário, que o tornaram um grande líder nesta abençoada Paranavaí. Sabemos de sua capacidade extraordinária de planejamento, criatividade, trabalho e entrega. E o que mais nos chama atenção é que, sendo um ser totalmente diferenciado, ele não utilizou suas qualidades apenas para o crescimento pessoal e de sua família, mas foi e continua indo além”, elogiou o prefeito de Sarandi-RS, Paulo Kasper.
A solenidade de entrega de Título de Cidadão Honorário ao industrial Maurício Gehlen, contou com a presença de dezenas de autoridades, lideranças e amigos de Paranavaí.

Currículo do homenageado Maurício Gehlen
Nascido em 18 de abril de 1961, em Sarandi, interior do Estado do Rio Grande do Sul, Maurício Gehlen estudou o ensino primário na Escola Santa Gemma Galgani, em sua terra natal e o segundo grau na Fundação Liberato Salzano, em Novo Hamburgo.
Formou-se em Química Industrial pela FESC, em Tubarão, estado catarinense. E em Gestão de Agronegócios pela Unipar, em Paranavaí. É pós-graduando em Gestão Pública pela Unicesumar, Maringá.    
Filho de Seu Alzeno e Dona Noemia, responsáveis pela sua criação e caráter, casou-se com a professora Marcia Gehlen com quem tem os filhos Tatiane e Pedro Henrique.
Chegou a Paranavaí em 1989. Desde então assumiu importantes cargos e se destacou profissionalmente. Foi gerente industrial da Indemil de 1989 a 1994; sócio proprietário da Indústria Alimentos Mil de 96 a 2005, ano em que foi admitido como gerente industrial da Podium Alimentos.   
Ascendeu social e profissionalmente de forma definitiva. Com seu carisma e competência ganhou a confiança de todos. Foi tesoureiro, vice-presidente e presidente por dois biênios da Associação Comercial e Industrial de Paranavaí. Também assumiu a presidência da Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais do Noroeste do Paraná, Cacinpar, de 2001 a 2003; Vice-presidência da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Faciap, e vice-presidente para assuntos de Responsabilidade Social.
Também passou a se dedicar às causas benevolentes, a qual se apaixonou.
No tempo em que permanece em Paranavaí já foi presidente da APM da Escola Vicentina São Vicente de Paulo e Colégio Paroquial; Cecap; Fundador da Associação das Indústrias do Distrito Industrial de Paranavaí; Rotary Club Paranavaí Fazenda Brasileira; Conselho Comunitário de Apoio à Santa Casa; Observatório Social de Paranavaí e diretor da Santa Casa.
Atualmente é coordenador regional da Federação das Indústrias do Estado do Paraná, FIEP; presidente do Cecap e diretor da Indústria Podium Alimentos.  
Ainda é autor do livro “Lições de Compostela”, inspirado após percorrer 819 quilômetros entre Saint Jean, na França até a Catedral de Compostela, na Espanha. Experiência única e vivenciada pelo homenageado.
Pessoa culta, ser humano de grande sensibilidade social e profissional de notório saber, Gehlen é homem exemplar e tem razões de sobra para receber o Título de Cidadão Honorário de Paranavaí.