Cidade de Rondon vai ser sede do Encontro Estadual de Sericicultores
Na quinta-feira, a cidade de Rondon recebeu os membros da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado do Paraná em sua 51ª Reunião Ordinária. Trataram da organização do 34° Encontro Estadual de Sericicultores, previsto para 20 de julho deste ano, em Rondon.
Em sua fala, o prefeito Ailton Valloto destacou que no município de Rondon há vários produtores que dependem da criação do bicho-da-seda, destacando que “esse segmento é um dos grandes propulsores de trabalho e renda para subsistência de nossas famílias”.
Valloto agradeceu a presença dos líderes, pesquisadores, representantes da Câmara Técnica da Seda pela Emater, Fiação de Seda Bratac, Iapar, Feaspar, Seab, UEM, Uningá, Unioeste, Unicesumar.
Valloto ainda destacou as presenças do chefe do Núcleo Regional da Seab em Cianorte, Francisco Cascardo Neto; o gerente regional da Emater em Cianorte, Anízio Menarim Filho; o gerente da Câmara Técnica do Complexo da Seda do Estado Paraná, Oswaldo da Silva Pádua; o presidente de Fiação de Seda Bratac, Shigueru Taniguti Júnior; Aleandro Ferreira de Souza, diretor de Agricultura e Extensionista Municipal da Emater de Rondon; e Mariana Paiva, médica veterinária da Emater de Rondon.
Essas pessoas, segundo o prefeito, desenvolvem, de forma direta ou indireta, trabalhos para ampliar a geração de emprego e renda dos agricultores do Estado, assim como para o município de Rondon.
IMPORTÂNCIA DA ATIVIDADE – O gerente da Câmara Técnica do Complexo da Seda, Oswaldo da Silva Pádua, reafirmou a importância da atividade da sericicultura para muitasa famílias e o valor do trabalho “nesta atividade tão importante para o progresso e desenvolvimento de uma cidade e das famílias que dela dependem”.
Pádua agradeceu ainda o apoio do prefeito Ailton Valloto por contribuir com o evento atrávés da Prefeitura, mesmo num cenário economicamente desfavorável.
A seda produzida no Paraná é considerada uma das melhores do mundo, e um produto que tem comercialização garantida no mercado europeu e asiático, destacou Pádua.
O evento, em julho, terá como propósito mostrar aos sericicultores e visitantes a diversidade de produtos, máquinas, dentre outros portfólios que são desenvolvidos para maximizar a produção e melhorar a qualidade do produto, visando aumentar a renda do pequeno produtor, através do casulo fabricado pelo bicho-da-seda. Também estão previstas palestras com especialistas do segmento e debates abertos entre os produtores.
As reuniões realizadas pela Câmara Técnica do Complexo da Seda propõem discussões para elaboração de projetos que visem qualidade e rentabilidade para o pequeno produtor, animando-o a continuar na área da sericicultura, mostrando que é uma atividade economicamente rentável e para família. (Fonte: ASCOM-PMR)