Cidade Poesia

Rogério J. Lorenzetti*

"Se eu gosto de poesia? Gosto de gente, bichos, plantas, lugares, chocolate, vinho, papos amenos, amizade, amor. Acho que a poesia está contida nisso tudo" (Carlos Drummond de Andrade)
Uma cidade se destaca por uma atividade, característica ou evento. Nossa querida Paranavaí tem um festival, de alcance nacional, que desde meados dos anos sessenta vem promovendo os talentos de todo o país.
Na sua quinquagésima edição o troféu Natividade, carinhosamente apelidado de "Barriguda", recebeu a coloração dourada em comemoração à data. Foi uma festa memorável produzida pela nossa Fundação Cultural com o apoio de diversos patrocinadores e parceiros, além da incansável e laboriosa comunidade cultural da nossa cidade.
Por lá passaram artistas de diversas regiões do Brasil, além dos talentos locais, sempre com belas obras, selecionadas por uma comissão de alto nível representada por pessoas que atuam na área cultural.
A poesia tem sido um bálsamo à nossa alma desde o início dos tempos que o homem se comunica. Antes mesmo da escrita, diversas formas de expressão na música ou declamação têm permeado a existência da humanidade, criando arte que as pessoas apreciam, através de obras  que exprimiram o melhor da sensibilidade humana.
No mundo conturbado que vivemos, a cidade se transforma num oásis de beleza e paz através dos artistas que demonstraram nos textos, músicas e apresentações, seu talento. Além do lazer ofertado aos que assistiram, o festival contribui para a divulgação e preservação da cultura brasileira no que temos de melhor nesta área.
Com o advento do Femupinho, que iniciou neste período administrativo, pudemos estender às crianças das escolas municipais, a possibilidade de iniciar nesta área do conhecimento com belas apresentações preparadas pelos professores e alunos que participaram.
Esta edição do FEMUP, considerado agora por lei municipal como patrimônio imaterial da cidade, foi memorável pela comemoração do seu jubileu de ouro e pela qualidade da organização. Realizada pela nossa Fundação Cultural, fez valer novamente o título de "Cidade Poesia". Nossa querida Paranavaí destacando-se mais uma vez.