Cinco cidades da região recebem Circuito Cultural

O Circuito Cultural Duke Energy promete emoção para as crianças de 5 a 10 anos que estudam em escolas públicas de cinco municípios vizinhos da usina hidrelétrica Rosana. Elas receberão atores do Teatro de Tábuas incumbidos de lhes apresentar a comovente história
“A menina e o pássaro encantado”, escrita pelo pedagogo e filósofo Rubem Alves. As cidades visitadas são: Terra Rica, no dia 22, Diamante do Norte, 23, Paranapoema, 27, Inajá, 28, e Santo Antônio do Caiuá, no dia 29.
A atividade faz parte do projeto Contação de História, que itinera pela região da Bacia do Paranapanema com patrocínio da concessionária da usina, via Lei Rouanet. Além de contar a história para as crianças, o projeto atende os professores da rede municipal com um workshop que visa fortalecer o uso desta técnica no cotidiano escolar.
Em Terra Rica, que tem uma população estimada em 16,3 mil pessoas, 400 crianças do ensino fundamental serão beneficiadas, bem como 30 professores da rede municipal que farão o workshop.
De acordo com a secretária municipal de Educação e Cultura, Eloiza Lopes Dias Cunha, a comunidade escolar aguarda a programação com entusiasmo. “A atração proporciona momentos de diversão e aprendizagem. Nosso município carece de iniciativas como essa”, expõe a secretária.
Já em Santo Antônio do Caiuá, a secretária de Educação e Cultura, Sheila Costa Bonfim, avalia a visita do Circuito Cultural como “bem-vinda e importante para a cidade”, cuja população é de 2,7 mil habitantes. A previsão é que participem das atividades aproximadamente 100 crianças dos ensinos infantil e fundamental e 20 professores da rede municipal.
“Este é o terceiro ano consecutivo que o Circuito Cultural Duke Energy patrocina o Contação de Histórias, contemplando cidades paranaenses e paulistas vizinhas das hidrelétricas sob a concessão da empresa no rio Paranapanema”, explica André Guimarães, gerente de Responsabilidade Social da Duke Energy. “Simultaneamente, o Circuito Cultural também está com o projeto Estradafora, levando um cinema móvel com sessões gratuitas para comunidades da região da Bacia do Paranapanema”, detalha.
Em agosto, após as férias escolares, o projeto Contação de História volta a circular visitando cidades paranaenses da Bacia do Paranapanema, próximas das hidrelétricas operadas pela Duke Energy na região.