Cinco rodovias federais que cortam o Paraná terão obras do DNIT

CURITIBA – O Paraná teve cinco trechos de rodovias federais incluídos no cronograma de obras rodoviárias que serão licitados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (DNIT) até 2013.
O anúncio feito pelos ministros do Planejamento, Miriam Belchior e dos Transportes, Paulo Passos, na terça-feira (21/08) em Brasília, prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões em rodovias federais de todo o país.
As intervenções atendem o programa de obras que vem sendo discutido entre o Estado e o departamento regional do DNIT deste o início de 2011.
O valor aproximado das obras previstas para o Paraná chega a R$ 2 bilhões, a maior parte será licitada até o final de 2012 pelo Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite agilizar o cronograma.
“O governo federal está retomando um programa que já estava encaminhado no ano passado e que não havia saído do papel por conta das mudanças no Ministério dos Transportes. O importante é que as obras aconteçam o mais breve possível porque vão contribuir para o desenvolvimento do nosso Estado”, afirmou o secretário da Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
Foram incluídas no pacote a pavimentação de 103,3 quilômetros da BR-158 entre Palmital e Campo Mourão; a pavimentação de 130 quilômetros da BR-487 (Estrada Boiadeira); a construção da segunda ponte ligando Foz do Iguaçu ao Paranaguai (BR-277).
Também estão previstas a construção da trincheira de Tibagi e obras complementares em Ventania na BR-153 (Rodovia Transbrasiliana). Na BR-163 haverá duplicação de 40 quilômetros, entre Toledo e Marechal Rondon, e a construção da travessia urbana de Marechal Cândido Rondon com 5,6 quilômetros. A rodovia também deve receber melhorias no trecho entre Cascavel e Capitão Leônidas Marques.