Cineasta sueco é homenageado em projeto do Sesc de Paranavaí
A estética do surrealismo foi a grande marca do diretor de cinema sueco Ingmar Bergman. Os filmes retratavam medos, angústias, segredos, morte e religiosidade. Era a psicanálise um dos entornos mais expressivos das obras do cineasta.
Ao longo dos 89 anos de vida, Bergman acumulou mais de 40 longas-metragens, filmes para tevê, peças de teatro, livros e outros textos. Em 2018, o diretor sueco completaria 100 anos de idade.
Para comemorar a ocasião, o Sesc de Paranavaí presta homenagem a Bergman. Ele é o tema central do CineSesc, projeto desenvolvido em unidades de todo o Brasil e que promove uma série de atividades culturais ligadas a diretores e obras cinematográficas que marcaram a história fora do cenário comercial.
Em Paranavaí, o CineSesc teve início na última quinta-feira (5), com a exibição do filme Persona (1966), seguida de debate sobre diretor e obra.
Na próxima quinta-feira (19), será a vez da oficina de cinema “Recortes fotográficos surrealistas – o beijo de Man Ray em Liv Ulmann”, às 14 horas. No mesmo dia, às 19 horas, o CineSesc trará o longa-metragem Vergonha (1968).
O dia 26 de abril terá a projeção de A hora do lobo (1968), às 19 horas. No dia 27, palestra com o tema “Introdução cinematográfica a Bergman”. E no dia 3 de maio, exibição do longa Face a face (1975).
De acordo com o técnico em Atividades Culturais e Artísticas do Sesc de Paranavaí, Edson Godinho, a proposta é atrair admiradores do diretor sueco e estudantes de cinema e de artes.
Sob o título “Bergman-se”, o CineSesc deste ano convida a comunidade a “ser tocada pelo trabalho de Bergman e a vestir-se com sua arte e cinebiografia”, destacou Godinho.
Durante esse período, os paranavaienses também terão a oportunidade de conferir uma exposição que reúne imagens da vida e das obras do cineasta.
Todas essas atividades são gratuitas e abertas para a comunidade. Estão sendo realizadas na unidade central do Sesc de Paranavaí, na Rua Edson Martins, 1.760, próximo à Praça dos Pioneiros.
A segunda etapa da homenagem a Ingmar Bergman será no dia 30 de julho, aniversário de morte do diretor sueco. Na ocasião, exibição especial de mais um longa-metragem dele.
NA ESCOLA – Paralelamente às ações previstas para o CineSesc deste ano, a ideia é envolver alunos do Colégio Estadual Dr. Marins Camargo na programação. Por isso, eles terão a oportunidade de participar de palestras e oficinas sobre cinema e sobre Bergman. Também assistirão ao filme O sétimo selo (1957) dirigido pelo sueco.