City e United fazem o clássico de Manchester que vale liderança
O atual campeão Manchester City e o arquirrival Manchester United, que se enfrentam hoje, abriram larga vantagem para os demais.
No início desta 16ª rodada –a competição tem 38–, os times de Manchester haviam conseguido livrar sete pontos para seus principais perseguidores: Chelsea, Tottenham e West Bromwich.
O United começou a rodada com 36 pontos, contra 33 do rival City. Os outros três clubes somavam 26.
"Ainda falta muito para o campeonato acabar, mas acho muito difícil que o título não fique entre esses dois clubes", declarou Alex Ferguson, técnico do United. "É difícil pensar que os dois times vão entrar em colapso."
No ano passado, o time de azul foi campeão na última rodada –deixou o rival com o vice-campeonato.
"Se ganharmos no domingo [hoje], será um dos nossos melhores resultados na história", exagerou Ferguson.
Do outro lado, o técnico Roberto Mancini tratou de pôr pressão nos jogadores.
"Eles podem perder, afinal estão três pontos na nossa frente. Nós não. Estamos atrás e não podemos perder."
O italiano também lembra o "histórico vencedor" do United. "Eles ganham tudo há 15 anos, estão mais acostumados a esse tipo de jogo decisivo. Nós estamos nesse nível há apenas dois ou três anos, é pouco tempo."
O jogo será no Etihad Stadium, onde o City mantém uma invencibilidade de 37 partidas –33 vitórias e quatro empates no período.
O United, por sua vez, é o time que faz melhor campanha quando jogo fora de casa: venceu seis das oito partidas que disputou longe do estádio Old Trafford.
Também hoje, às 13h, o Tottenham tenta se manter perto dos líderes. O time londrino (quarto lugar, com 26 pontos) enfrenta o sexto colocado Everton, com 23.
O Liverpool, que faz campanha muito ruim nesta temporada, tenta sair da metade de baixo da classificação.
Apesar de ter um dos artilheiros da competição (Suárez, com dez gols), o time está apenas em 11º lugar. Hoje visita o West Ham, oitavo.
A rodada será concluída com Fulham x Newcastle na segunda-feira.
NA TV
M. City x M. United
11h30 ESPN Brasil