Clarão “misterioso” no céu surpreende moradores do Nordeste

RECIFE – Moradores de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte surpreenderam-se com um clarão repentino no céu por volta das 22h20 de quarta-feira.
O fenômeno que assustou muita gente e dominou as redes sociais na região chama-se bólido ou fireball (bola de fogo), segundo a Sociedade Astronômica do Recife.
"A vaporização dos meteoroides [corpos sólidos provenientes do espaço] na atmosfera produz um rastro luminoso de curta duração e um rastro ionizado de longa duração. Alguns desses corpos têm tamanhos maiores o suficiente para produzirem um rastro com aspecto de uma bola de fogo", diz nota da Sociedade.
Segundo os astrônomos, a luminosidade é oriunda de aquecimento resultante do atrito com gases da atmosfera.
Caso esse objeto espacial consiga chegar à superfície da Terra, recebe o nome de meteorito. Os astrônomos dizem que o mais provável é que ele tenha se desintegrado, pois, até a manhã desta quinta-feira (16) não havia relatos de nenhum meteorito encontrado.
"Não precisamos entrar em pânico com os bólidos, isso é um evento natural e que ocorre a uma altura de aproximadamente 60 km acima do solo, na alta atmosfera", diz a nota da Sociedade Astronômica do Recife.
"Geralmente os bólidos chegam a explodir e são acompanhados por grandes estrondos parecidos com trovões e a um grande clarão azul, o que foi visto por muito mais pessoas", informa o comunicado.
Os astrônomos acreditam que o bólido visto na última noite está relacionado com uma chuva de meteoros comum nesta época do ano, entre os dias 14 e 29 de outubro.
Especialistas afirmam que chuvas de meteoros acontecem anualmente porque a Terra passa por diversos detritos deixados no espaço por cometas.
A chuva que acontece neste período do ano é causada por detritos do rastro do cometa Halley, que passa perto da Terra a cada 76 anos. A última passagem aconteceu entre 1985 e 1986.