Clássico contra o São Paulo é determinante para o Corinthians

Luciano, 20, atual talismã do Corinthians, nasceu em 1993, no interior de Goiás. No mesmo ano, Luis Fabiano, 33, hoje artilheiro do São Paulo, jogava na várzea de Campinas, no interior paulista.
Neste domingo, eles medem força no Pacaembu, às 16h, pela antepenúltima rodada da fase de grupos do Paulista.
O duelo pode ser determinante para a classificação alvinegra às quartas de final. O time iniciou a rodada cinco pontos atrás do Botafogo e a um do Ituano.
O São Paulo já está classificado e o que importa no duelo é encerrar a série negativa de 12 clássicos sem vencer. O último triunfo foi em dezembro de 2012 contra o Corinthians, no Pacaembu.
O time tricolor não terá outros clássicos na primeira fase e uma vitória é vista como fundamental no clube para dar confiança aos jogadores.
Até por isso deve recair sobre Luis Fabiano e Luciano a responsabilidade no duelo.
Luis Fabiano foi titular em 11 dos 12 jogos do São Paulo no ano. Marcou oito gols e é o artilheiro do Estadual, ao lado de Léo, do Rio Claro.
Revelado pela Ponte Preta em 1998, o jogador não tinha uma boa fase assim desde 2012, quando marcou 11 vezes nos 11 jogos que disputou no início daquele ano.
Mas só a boa fase na temporada não servirá para o atacante. Ele lida com uma outra marca incômoda.
Desde que voltou para o São Paulo em 2011, disputou 17 dos 13 clássicos pelo time. E o retrospecto é ruim.
Venceu quatro, empatou cinco e perdeu oito. Oito foi também o número de gols. Mas ele está há dez clássicos sem vencer e sem marcar.
"Luis Fabiano está feliz. O jogador fica contente quando faz gol. Quando não faz, fica triste. Assim é o artilheiro", resumiu o técnico Muricy Ramalho sobre seu 9.
Já Luciano surpreendeu ao marcar quatro gols em três jogos – sendo que em um deles atuou por só um minuto. O técnico Mano Menezes deixou clara a intenção de escalá-lo como titular, mesmo que isso mude as características ofensivas do Corinthians.
"Você tem de respeitar o momento dos jogadores senão nunca vai ter renovação. O momento é do Luciano", explicou o treinador.
Ser titular contra o São Paulo é uma mudança e tanto em relação aos tempos em que era acompanhado pelo pai nas peladas amadoras de Anápolis (GO), sua cidade natal. Agora, no Corinthians, nem Luciano esperava que tudo acontecesse tão rápido.
"Não acredito que tenha sido sorte. Eu estava lá para fazer os gols. Se o Mano quiser me escalar em qualquer lugar do meio para a frente, estou pronto. Só quero jogar o clássico", afirmou Luciano.
Os pais, que o estavam acompanhando na capital paulista, voltaram para Goiás. Agora o garoto de 20 anos tem de encarar sozinho a vida em uma cidade grande, jogando por um clube grande. Como já aconteceu com Luis Fabiano.

Corinthians
Cássio; Fágner, Cleber, Gil e Uendel; Ralf, Guilherme, Bruno Henrique e Danilo (Renato Augusto); Luciano e Romarinho
Técnico: Mano Menezes

São Paulo
Rogério Ceni; Douglas, Rodrigo Caio, Antonio Carlos e Alvaro Pereira; Maicon, Souza e Ganso; Oswaldo, Luis Fabiano e Pabon
Técnico: Muricy Ramalho

Estádio: Pacaembu
Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira
Horário: 16h – Band e Globo