Classificação de candidatos na Unespar poderá ser exclusivamente pela nota do Enem

E se não fosse mais necessário fazer vestibular para ingressar na universidade? A proposta está sendo avaliada pela Universidade
Estadual do Paraná (Unespar), mas não tem data prevista para ser implantada. A ideia seria selecionar os candidatos a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), esse sistema de admissão dos acadêmicos já está vigorando, mas na Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (Fafipa) ainda não.
O diretor, Elias de Souza Junior teme que pelo menos no início da mudança haja sobra de vagas, por causa dos alunos do Ensino Médio que optam por não fazer o Enem e das pessoas que querem voltar a estudar depois de alguns anos e também não prestaram o exame. Entre os acadêmicos da Fafipa, eles representariam de 20% a 25%.
Na opinião de Souza Junior, seria necessário difundir a cultura de realização do Enem. “Não há prática de orientar os alunos a fazerem o Exame Nacional do Ensino Médio”, avaliou. Além disso, as pessoas que concluíram os estudos há anos e querem voltar à universidade teriam de ser incentivadas a se prepararem para o Enem.
O diretor da Fafipa destacou que se a Unespar decidir que todos os campi deverão adotar esse sistema de seleção, haveria um período de transição. Inicialmente, 50% dos classificados seriam aprovados pelo Enem e o restante por vestibular.
VESTIBULAR 2014 – Enquanto a decisão sobre a mudança não é tomada, a Fafipa encerra hoje as inscrições para o Vestibular de Verão. Interessados em fazer o concurso devem acessar o site da instituição (www.fafipa.br/vestibular) e fazer a inscrição. O pagamento da taxa de R$ 85 pode ser feito em qualquer agência bancária.
A avaliação dos candidatos será nos dias 2 e 3 de dezembro, das 19h30 às 22h30. No primeiro dia, os concorrentes responderão as questões de conhecimentos gerais. A prova específica será no segundo dia do concurso. A divulgação do resultado está prevista para o dia 20 de dezembro.
Há vagas para 11 cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Serviço Social.