Cohapar comemora 50 anos com mais programas e nova identidade visual

A Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) comemora seus 50 anos de existência com mais ações para a população. Lotes urbanizados, uso comercial de áreas remanescentes da Companhia, regularização de terrenos e moradias para servidores públicos são alguns dos principais programas apresentados pelo governador Beto Richa e o presidente da Companhia, Abelardo Lupion, ontem, em solenidade no Palácio Iguaçu.
No mesmo ato foi lançada a nova identidade visual da Cohapar, que simboliza a integração entre a companhia e a identidade paranaense. O governador ressaltou que a Cohapar comemora meio século de existência contabilizando 288 mil famílias atendidas, desde 1965. Só nos últimos quatro anos e meio, mais de cem mil famílias realizaram o sonho da casa, incluídas moradias urbanas e rurais, já entregues e em obras, além de titulação do imóvel e regularização fundiária.
“A história de 50 anos da Cohapar está repleta de grandes realizações. Temos motivos de sobra para festejar essa trajetória belíssima, que contribuiu com a melhoria de vida de nossa população, especialmente a mais carente, que precisa do apoio do governo”, afirmou Richa.
“Desde quando era prefeito de Curitiba, fizemos uma revolução habitacional na capital e, ao assumir o Governo do Estado, realizamos o sonho da casa própria para famílias de todos os 399 municípios paranaenses”, destacou o governador. “Fizemos o maior programa habitacional da história do Paraná. Me emocionei várias vezes, ao inaugurar casas populares, em ver a emoção das famílias ao receber a chave de suas casas, um sonho aguardado por muitos anos”, ressaltou.
MAIOR E MELHOR – O presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, destaca as realizações da companhia nestas cinco décadas. “A Cohapar chega aos seus 50 anos como a maior e melhor companhia de habitação do Brasil. Nosso compromisso é torná-la cada vez melhor para ajudar a população a conquistar a casa própria”, disse.
O ex-presidente da Cohapar e atual presidente da Sanepar, Mounir Chaowiche, afirmou que o momento é de reconhecimento ao trabalho do Governo do Estado. “O governador Beto Richa dá apoio incondicional para que tenhamos, no Paraná, o maior programa habitacional da história do Estado”, completou Chaowiche.

Mais atenção e segurança jurídica às famílias

Entre as novas ações que serão lançadas pela Cohapar nos próximos meses está o programa Lotes Urbanizados, que consiste em áreas doadas por prefeituras ou adquiridas pela Cohapar, devidamente legalizados e que serão comercializados com infraestrutura completa (água, luz, iluminação pública, meio-fio, drenagem e pavimentação definitiva).
“O primeiro passo da habitação é o lote. Em parceria com as prefeituras, vamos comprar terrenos para subsidiar os lotes às famílias, com preços até cinco vezes mais baratos que no mercado”, explicou Abelardo Lupion. “É um programa social e o primeiro passo para a habitação. Além do lote, vamos oferecer o projeto da casa e o acesso aos bancos para o financiamento da residência”, completou.
A Companhia também irá aproveitar suas áreas remanescentes, que não foram utilizadas para habitação, para uso comercial. Isso vai propiciar o aproveitamento do entorno e melhor a qualidade de vida nos conjuntos habitacionais.
Pelo programa de escrituração direta, a Cohapar irá, ela própria, elaborar as escrituras dos imóveis comercializados. A vantagem é a segurança jurídica para as famílias que terão um documento com força de escritura pública.
Outra ação é a concessão de direito real de uso, um contrato administrativo no qual a Cohapar concederá às famílias de áreas de ocupação irregular o direito de usar o terreno de propriedade da empresa para fins de moradia.
O programa de moradias para servidores públicos vai atender funcionários ativos e inativos. As prestações serão consignadas em folha, com condições mais atrativas do que as oferecidas pelo mercado. “Este é um programa iniciado pelo ex-governador José Richa. Iremos construir prédios em todos os municípios do Paraná completamente autossustentáveis”, destacou o presidente da Cohapar. “Mostramos, dessa forma, que o Paraná respeita os funcionários públicos, que são importantes para o desenvolvimento do Estado”, disse.
NOVA MARCA – A nova logomarca da Cohapar simboliza a integração entre a Cohapar e a identidade paranaense. O azul, o verde e o branco da logomarca foram inspirados na bandeira do Estado do Paraná. A nova identidade também busca refletir este momento de profissionalização da empresa, agora mais moderna e mais adaptada aos novos tempos e aos desafios enfrentados pelo Estado e pelo povo paranaense.
PRESENÇAS – Participaram da solenidade a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa; os secretários da Agricultura e Abastecimento, Norberto Ortigara; da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Carlos Gomes; da Saúde, Michele Caputo Neto, e da Segurança Pública e Administração Penitenciária, Wagner Mesquita; o diretor do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências do Paraná (ITCG), Amílcar Cabral; o presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite; o presidente da Comec, Omar Akel; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel; o presidente da Fomento Paraná, Juraci Barbosa Sobrinho; o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, Ademar Traiano; os deputados estaduais, Pedro Lupion, Élio Rusch, Cristina Silvestri, Nelson Justus, Paulo Litro, Doutor Batista, Cláudio Palozi, José Carlos Schiavinato, além de prefeitos, diretores e funcionários da Cohapar.