Cohapar orienta vereadores de Terra Rica sobre projetos habitacionais para o município
Vereadores de Terra Rica (distante aproximadamente 60 quilômetros de Paranavaí) visitaram a sede da Cohapar, em Curitiba, nesta semana. Os representantes municipais foram atendidos pelo superintendente de Relações Institucionais da companhia, João Naime Neto, com quem conversaram sobre o andamento de um projeto que prevê a construção de 36 novas moradias na cidade.
Eles foram informados que existem pendências municipais exigidas pela Caixa Econômica Federal para que os recursos, estimados em R$ 2,3 milhões, sejam liberados. A principal questão é a necessidade de obras de construção de uma via de acesso para o futuro conjunto, com custo estimado em cerca de R$ 130 mil, de responsabilidade da prefeitura.
“Tão logo a prefeitura responda as diligências do banco, poderemos proceder com a contratação do empreendimento e o início das obras”, explicou Naime Neto.
Outras ações – Atualmente, sete casas estão em construção para atender famílias de pequenos produtores da área rural de Terra Rica em uma parceria entre os órgãos. Para a área urbana, estão previstos projetos para 22 unidades, que aguarda a liberação de recursos do governo federal, e outro, voltado para o Distrito de Adhemar de Barros, na espera de um posicionamento da Administração Municipal.
Independentemente do projeto, o mais importante, segundo Naime Neto, é que as famílias que desejam participar de programas da Cohapar efetuem o cadastro na companhia. A inscrição nos projetos da empresa deve ser feita através do site www.cohapar.pr.gov.br/cadastro.
Regularização fundiária – No âmbito da regularização fundiária, os parlamentares municipais conheceram detalhes do programa Morar Legal Paraná. A iniciativa do Governo do Estado, coordenada pela Cohapar, prevê a contratação de empresas especializadas via licitação para a oferta de serviços de documentação de imóveis irregulares a custos reduzidos.
De acordo com Irani dos Santos, que preside a Câmara de Vereadores de Terra Rica, a comitiva levará o tema para discussão com o prefeito sobre a possibilidade de implantação no município. “É uma proposta interessante que pode resolver demandas antigas da população”, afirma Irani.
Também participaram o assessor do deputado estadual Luiz Claudio Romanelli, André Silva, e os vereadores Zé Branco e Thayze Cordeiro. (Ass. Com. Cohapar)